Rede TVTEC | http://tvtecjundiai.com.br

A arte da grafitagem invade as paredes da TVTEC

Publicada em 01/08/2017 às 14:57

Grafiteiro há 8 anos, Gustavo Centavo conta que “no começo não acreditava que uma lata de spray permitia fazer um rosto na parede”. Atualmente, em parceria com o grafiteiro Dario Gordon, ele espalha sua arte por diversos lugares de Jundiaí e Região. No momento, eles estão grafitando as paredes da garagem da Fundação Televisão Educativa de Jundiaí, novo espaço multiuso para receber crianças e jovens que virão para aprender dentro da proposta da TVTEC, que é oferecer a esse público cursos rápidos na área de produção audiovisual.

Dario e Gustavo, em frente à arte da TVTEC

Gustavo Centavo tem 32 anos  e conta que sempre gostou de desenhar e via muito sobre grafitagem em revistas. Ele viajava para São Paulo e passava horas nos locais de grafitagem observando como eram feitas as pinturas e aprendendo. “Fui buscar o conhecimento em revistas e no trabalho dos outros grafiteiros”, Gustavo relata.

De acordo com ele,  a cultura do grafite vem do estilo de vida Hip Hop, que destaca quatro elementos: dança, grafitagem, DJ e MC. E esse estilo de vida chama atenção principalmente do público jovem. E a arte de grafitagem que eles desenvolvem, hoje, atende não só espaços livres em comunidades carentes, mas também, principalmente, empresas, como é o caso de multinacionais que os contratam para preparar ambientes em suas instalações.

Gordon: arte contra a repressão

LEIA TAMBÉM:
TVTEC: três turmas são fechadas em poucas horas

“Grafite não é trabalho, é arte”

Dario Gordon tem 25 anos e é grafiteiro há 11 anos. “Quando você faz um grafite, você brinca na rua. Comecei gostando do estilo de dança b-boys e observando as pichações. Como gosto de desenhar, fui me informando através de revistas e acabei virando grafiteiro, fazendo arte”, explica ele.

Gordon lembra que, mesmo sendo grafiteiro, sofre repressão quando está nas ruas, porque muitas pessoas não entendem. “Todo lugar tem gente boa e gente ruim”, observa ele. “Sou tranquilo, mas tem gente que não aceita e já tem gente que gosta, como as empresas que nos contratam.”

Segundo Gordon, grafiteiros são enquadrados da mesma forma que pichadores. “Apesar da repressão, nós fazemos arte e levamos para as comunidades carentes.” Gustavo e Gordon são felizes com o trabalho que desenvolvem e estão curtindo colocar seu trabalho na TVTEC. “Estamos felizes com este espaço na TVTEC, é um novo caminho que surge para todos. É tudo muito louco, muito encantador e feliz.”

Quem deseja contratar palestras sobre grafitagem ou o trabalho desses artistas, pode contatar Gustavo Centavo e Dario Gordon. Basta fazer contato pelo Facebook de Gustavo Tavares.




Link original: https://tvtecjundiai.com.br/2017/08/01/a-arte-da-grafitagem-nas-paredes-da-tvtec/