Rede TVTEC | http://tvtecjundiai.com.br

Análise: Rede TVTEC, o futuro agora!

Publicada em 16/08/2017 às 13:29

Por Pedro Fávaro Jr.

Mais do que estar no ar, o fato é que a Rede TVTEC, a primeira escola gratuita de qualificação em tecnologias digitais e produção audiovisual pública, municipal do país, ao completar sua primeira semana, se estabelece como um portal inovador de acesso à promoção humana, tanto para os que estão na linha da vulnerabilidade e exclusão, sem trabalho e sem alternativas, quanto para os que procuram sua melhor formação. Para eles, o futuro é agora. E a nova emissora é a via capaz de materializar, objetivar seus sonhos, garantindo as ferramentas – cursos como os em andamento e workshops, startups, hackatons, maratonas digitais e aplicativos – necessárias e suficientes para tirá-los do imaginário. Um lugar em que as palavras de ordem são inovação, tirocínio, atitude, agilidade e rapidez –, a custo zero para o município: as aulas ministradas são oferecidas por uma parceria com o Centro Paula Souza.

LEIA TAMBÉM:
Em primeiro dia de aula, alunos da TVTEC conhecem estúdios

Os treinamento como aqueles onde já estudam seus 60 primeiros alunos custaria no mercado da indústria e serviços qualquer coisa na ordem de R$ 2000,00 para uma carga de 160 horas. Além do custo adicional do material didático e da necessidade de adquirir os softwares licenciados para estudar. Na Rede TVTEC não há despesas para os inscritos, que formam um público heterogêneo, uma curva que atende do desempregado quase sexagenário, ao adolescente em busca um norte para sua história. E atende também profissionais gabaritados empenhados em sua atualização permanente. Fora o fato de o convênio prever a contratação – via Centro Paula Souza – de professores e especialistas do município. Ou seja, o imposto que pagaram está de volta em forma de acesso à competências que alguém, sem renda, nunca alcançaria.

Hilário Pereira, diretor de Teleducação, acolhe os alunos no início das aulas, há uma semana.

Ao contrário do que se possa pensar, toda essa retificação que olha para as reais necessidades da comunidade, em vez de gerar despesas, reduziu em 54% o número de contratados – de 37 para 17 –, profissionais com formações específicas para a área, experiência comprovada no mercado de Comunicação e todos ligados umbilicalmente à Jundiaí.

A Rede TVTEC surgiu para redirecionar a televisão educativa (por definição, que atua na socialização das pessoas), abortando seus altos custos de produção, para fazer dela uma televisão formadora (por definição, que investe no processo de desenvolvimento do educando, ciente das coisas que ele necessita aprender). Inicia uma saída da linha que esbarra no entretenimento, para uma linha direcionada à prestação de serviço à comunidade a partir de seu inédito vestíbulo de cursos gratuitos.

VEJA MAIS FOTOS DA TVTEC

A Rede TVTEC, desse modo, é um tiro certeiro e eficaz cujo alvo principal é ser ferramenta de apoio àqueles e àquelas que, repetimos e repetiremos sempre, estão na faixa da vulnerabilidade e a um passo da exclusão social. Um disparo de esperança para os jovens da comunidade. Um alento para aqueles mais velhos que ainda precisam trabalhar. Um projeto que tem por escopo, por foco, fazer protagonistas, daqueles que até agora têm sido tratados como meros espectadores, como torcida. E que, principalmente, devolve ao que seria uma emissora educativa a sua real vocação: a de serviço público.




Link original: https://tvtecjundiai.com.br/2017/08/16/analise-rede-tvtec-o-futuro-agora/