Rede TVTEC | http://tvtecjundiai.com.br

Saúde: alunas testam ‘simulador de idoso’ em curso de cuidador

Publicada em 22/08/2017 às 17:17

Um grupo de alunas de um curso de cuidador de idoso sentiu na pele, literalmente, o que é estar na terceira idade. As atividades, que são do Senac e oferecidas pela Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) a comunidades do Jardim São Camilo, trouxeram à sala de aula um “simulador de idoso”, que nada mais é do que uma roupa especial, dividida em partes, e encaixada em várias regiões do corpo.

A ideia é que todos os participantes tenham pelo menos uma experiência com o simulador ao longo do curso

Cada parte tem um peso diferente, mas o simulador, que afeta toda a mobilidade do corpo, pesa em torno de 20 kg – e envelhece 20 anos a pessoa que o utiliza, de acordo com a enfermeira e professora do curso, Narauanda Gonzaga. “O aluno sente como é ter a mobilidade comprometida e, na hora de ter contato com um idoso, sabe como é e acaba cuidando melhor”, afirma.

LEIA TAMBÉM:
Educação: ETEC Best disputa final de olimpíada nacional apoiada por TVTEC

Segundo a enfermeira, a ideia é que todos os participantes tenham pelo menos uma experiência com o simulador ao longo do curso, que deve abordar ainda temas como alimentação e até depressão na terceira idade. Ana Paula da Silva, de 44 anos, foi uma das primeiras alunas que se voluntariou a testar o equipamento, que também inclui um óculos para embaçar a visão. Em poucos minutos, já aparentava sinais de extremo cansaço. “O que mais incomoda são as mãos e as pernas. A gente se sente totalmente sem mobilidade”, disse.

Além desse curso, que vai até dezembro, a Fumas oferece outras capacitações gratuitas a partir de setembro. Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura de Jundiaí.




Link original: https://tvtecjundiai.com.br/2017/08/22/alunas-testam-simulador-de-idoso-em-curso-de-cuidador/