Rede TVTEC | http://tvtecjundiai.com.br

Rede TVTEC: alunos de produção visual põem a ‘mão na massa’

Publicada em 25/08/2017 às 11:15

Por Pedro Fávaro Jr.

Primeira aula prática: ansiedade jovem, apreensão nos mais vividos. Para compensar o clima de expectativa, uma espécie de felicidade quase incontida, encoberta pela expressão preocupada, na busca de mergulhar na compreensão da mecânica da produção, da magia do estúdio, do mistério de luzes, sombras, cores e sons que hipnotizam quem vê um bom vídeo, um bom comercial, um videoclipe bem feito. Esse foi o clima na manhã desta sexta-feira (25), nas dependências da TVE, onde funciona a Rede TVTEC, primeira escola municipal do País em tecnologias digitais e produção audiovisual, em convênio com o Centro Paula Souza.

Lucas, Paula, Renan e Antônio – diferentes gerações partilhando experiências e aprendendo juntas

O professor Márcio dos Anjos estava à vontade. Como se quisesse fazer justiça ao próprio nome, parecia no céu. Claro, com os pés na terra, para portar uma boa notícia: existe um caminho de aprendizado para quem quer se comunicar de modo profissional, quem deseja produzir sua própria comunicação. O motivo para o mestre estar feliz era o fato de a primeira turma de vinte alunos, que começou o curso de Assistente de Produção Audiovisual, dar um passo concreto para pôr a “mão na massa”. “Estão conhecendo os estúdios para iniciarem um exercício que é a produção de um comercial para a TVTEC”, informou. “Farão como decidirem, na forma que escolherem para produzir, com liberdade”, completou.

Renan Agostinho, de 20 anos, parecia encantado com as explicações dadas pelo especialista em produção multimídia, Renato Janczur Klovrza, a respeito da mesa de corte e sobre direção de TV, ao lado de Isabela Nutti, coordenadora de cursos do Centro Paula Souza, na Rede TVTEC. Desempregado, ele sonha em se tornar produtor de vídeos e viver profissionalmente como produtor. “Produtor do quê? Das mídias que eu conseguir aprender a trabalhar, todas de preferência”, avisa, sem sair do encantamento.

LEIA TAMBÉM:
Jundiaí sedia 2º Encontro de Valorização da Vida; faça sua inscrição

Um ano mais novo do que ele, Lucas Sales Lambert, sonha também em ser produtor. Mas de uma área específica – quer fazer videoclipes, sem nunca ter sido músico. “O curso está abrindo demais a minha mente, ampliando meus pensamentos. Estamos vendo os processos, suas etapas e tenho certeza de que é isso mesmo que quero para mim”, garante. “É muito bom o que está acontecendo aqui conosco, melhor do que poderia imaginar, até porque a gente não paga nada e um curso desses, no mercado, pouca gente pode bancar”, compara.

Realização pessoal

Formada em Administração pela Universidade de Viçosa (MG), Paula Motta, de 26 anos, inscreveu-se no curso em busca de conhecer melhor a área. “Minha busca tem a ver com a minha realização pessoal, na procura de qualidade de vida, de um trabalho que me permita ter mais contato com pessoas e seja criativo”, conta. “Gostei do curso que fiz em Administração, mas quero ampliar as minhas expectativas para algo arejado, criativo, e penso ter encontrado o que procurava”.

VEJA MAIS FOTOS DA PRIMEIRA AULA PRÁTICA

Se numa ponta estão Lucas, 19, e Renan, com 20 anos, ambos em busca de trabalho e Paula, meio na intermediária, no outro extremo está o empresário do setor de segurança eletrônica, Antônio Carlos Nascimento Pereira, 62 anos, formado em Propaganda e Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo e pela Fatec, como Tecnólogo em Eventos. Pai de quatro filhos “formados” e avô de três netos, Pereira deseja integrar aos seus conhecimentos o que apender sobre a produção audiovisual e TV. “No fundo, o desejo é de usar de tudo isso para contribuir, de algum modo, para que o futuro seja agora, para que a vida, na nossa comunidade melhore sempre”, argumenta.

Primeira aula prática. Muitas outras virão. E com elas, muitas boas surpresas que transformarão a ansiedade e as expectativas em energia e realização, a julgar pelo ânimo dos alunos.




Link original: https://tvtecjundiai.com.br/2017/08/25/inovacao-alunos-de-producao-visual-conhecem-estudios-e-poem-a-mao-na-massa/