Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Estudante jundiaiense arrecada e doa mais de mil livros

Publicada em 20/12/2018 às 10:40

Giovana Merighi de Andrade tem  21 anos e é estudante de Letras. No final de 2017, ela e a família passaram por perdas e dificuldades. “Ficamos abalados emocionalmente. Sem ânimo para comemorar as festas de fim de ano” – conta. Como ela gosta muito da época do Natal pensou em participar de alguma campanha para mudar o clima. Entrou em contato com a coordenadora do Sítio Ágar de Cajamar, Mônica Pazzoto, conversou sobre o que poderia fazer e assim surgiu a ideia de arrecadar livros.

Imigrantes da Missão de Paz São Paulo receberam doações de livros

“O objetivo inicial era arrecadar 50 livros que seriam embalados para presente para cada um dos acolhidos pelo sítio. Divulguei a ideia entre amigos e familiares e consegui arrecadar 302 livros em um mês e meio. Eles foram doados para o Sítio Ágar (unidades de Cajamar e Várzea Paulista), Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida (Jundiaí) e Associação e Comunidade Casa de Nazaré (Jundiaí)”, informa.

Este ano, Giovana planejou fazer o mesmo tipo de campanha, agora para atender lugares que acolhem refugiados em São Paulo. A campanha começou mais cedo, em setembro, divulgada entre família, amigos e colegas da faculdade. A arrecadação chegou a 1150 livros em novembro.

“Tive que parar de receber livros por falta de espaço parar guardar mais doações. No total foram 354 livros doados como presente e o restante está sendo doado para uso coletivo e organização de bibliotecas em diversas instituições”, conta . A primeira entrega foi dia 1º de dezembro, nas duas unidades do Sítio Ágar em Francisco Morato, onde foram montadas novas bibliotecas junto com as crianças e adolescentes das casas. Também foram feitas doações à unidade de Várzea Paulista.

A segunda entrega feita por Giovana foi na Missão Paz São Paulo, no Instituto Adus e no Centro de Integração e Cidadania do Imigrante, todos em São Paulo. Essas três instituições beneficentes acolhem imigrantes e refugiados na capital, oferecendo aulas de Português, cursos de capacitação, assistência jurídica e psicológica e oportunidade de emprego.

Giovana, de branco, homenageada durante entrega de livros doados

As próximas entregas serão no dia 17 de dezembro, também em São Paulo, para a Associação Palotinas, que acolhe mulheres refugiadas, e para a ONG Juventude Armênia. “Essa ONG possui um projeto especial chamado ‘Experimente Nascer de Novo’ voltado para o acolhimento de crianças sírias que chegaram em São Paulo junto com suas famílias fugindo da guerra civil do país”, comenta. Além disso, acrescenta que serão feitas doações de material didático e livros obrigatórios do vestibular para os cursinhos populares da FFLCH / USP e da FEA / USP.

Para ela, realizar tudo isso só foi possível com a colaboração dos meus pais, Giuliana Merighi de Andrade e José Geraldo F. de Andrade Jr., da minha avó Conceição de Andrade, do meu namorado Gihad Saleh e da tia Samia Saleh. “É sempre uma surpresa positiva ver a quantidade de pessoas dispostas a ajudar. E também fico grata de ter conhecido, nesse caminho, tantas pessoas que dedicam suas vidas a ajudar o próximo. Em um momento de tanta violência, preconceito e desrespeito, é comum nos sentirmos frustrados e sem esperança com os caminhos que o nosso país vai tomar no futuro”, avalia.

Para Giovana, a cada final de entrega, se fortalece a certeza de que esse é o caminho certo: o caminho da colaboração, da solidariedade, da educação, dos livros, do respeito e do amor. “Pretendo continuar a campanha no próximo ano, talvez em outro formato, mas com a mesma certeza de que o futuro que eu desejo e para o qual eu trabalho é feito com livros, não com armas”, arremata.

(Por: Pedro Fávaro Jr.; Imagens: Arquivo Pessoal)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/12/20/estudante-jundiaiense-doa-livros-para-mudar-o-mundo/

Apoio