Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Professor de Física de Jundiaí cria canal no Youtube para ajudar no aprendizado dos alunos

Publicada em 06/05/2019 às 19:00

O professor Rogério José Locatelli começou a trabalhar no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA), da Prefeitura de Jundiaí, em 2006. Hoje, aos 39 anos, com experiência de docente de mais de 20 anos, formado em Eletrônica, Edificações, e pedagogo com licenciatura em Física e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo, ele tenta uma nova jornada, desafiante, como Mestre Roger, pelo mundo virtual – usando como canal o YouTube. Recentemente ele participou de um workshop de produção de vídeo da TVTEC, ministrado do CMEJA e acabou criando o canal Física com Mestre Roger.

Foto do rosto professor Rogério Locatelli

Mestre Roger: aulas e experimentos no YouTube para facilitar a vida dos alunos

“Desenvolvo muitas coisas interessantes em sala de aula, e a ideia do canal surgiu quando percebi que grande parte desse trabalho acaba sendo muito ‘volátil’, porque os alunos se formam e a aula acaba”, explica.  Agora, seu objetivo é deixar registrado e disponível parte de seu trabalho, para ajudar outros professores e também para ser utilizado pelos alunos, para complementar a aula, ou mesmo para o estudante que faltar, acompanhar os experimentos que realiza. “A certeza que tenho é a de que o conteúdo que produzo e disponibilizo no YouTube é confiável”, garante, depois de avaliar que no canal da internet existem “muitos equívocos”.

Mestre Roger tem planos para gravar até 50 vídeos para o YouTube. Não tem como meta tornar-se youtuber. Seu foco principal é atender os estudantes para os quais dá aula. “Isso funcionou, eles estão acompanhando os vídeos. Não tenho um cronograma, até porque trabalhar com edição é bastante demorado, principalmente quando se trata de experimentos”, comenta.

Para encerrar, o professor aponta como sua maior realização o fato de perceber que os estudantes estão acompanhando a produção dos vídeos, assistindo e comentando o que é produzido. “Está funcionando. O maior desafio é que nunca trabalhei com produção e edição de vídeo,  sei que preciso melhorar muito, mas estou me esforçando, aprendendo e buscando me aprimorar”, declara.


Leia mais CiênciasNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/05/06/professor-de-fisica-de-jundiai-cria-canal-no-youtube-para-ajudar-no-aprendizado-dos-alunos/

Apoio