TVTEC Blog | http://tvtecjundiai.com.br/tvtecblog

TVTEC Blog com Pedro Fávaro Jr.
23
outubro 2017

Alinhar tecnologias e valores para melhorar

Leia mais Educação

Por Pedro Fávaro Jr.

Na última postagem aqui, “Senta aí e treina! Logo você aprende!”, posso ter deixado você, querida leitora e querido leitor, com a impressão de que sou um ser nostálgico, deprimido com o fato de ter passado o ponto alto da curva e agora estar na descendente, naquilo que os mais realistas chamam sem dó, nem medo, de “declínio natural”.

Nada disso.

Se passei a impressão de choramingo pelo que ficou para trás, é porque ainda não cheguei à excelência do escrever. Tenho saudade, sim, de pessoas, o que é muito natural. Única razão pela qual, me perguntassem se eu gostaria de viver 50 anos para trás, diria talvez por algumas horas, para retomar alguma pendência ou algum malfeito, ressignificar algum conceito, pegar um colo de mãe, pai, avó… Fora isso, não. Absolutamente não!

A vida me treinou a ser flexível no aprendizado do uso das ferramentas que ela oferece para ser melhor, sem abrir mão dos valores. Hoje estou aqui, na TVTEC, aprendendo muito de televisão com tecnologias digitais e de produção audiovisual, depois de décadas de jornalismo impresso.

A pergunta para ser respondida todos os dias é como fazer para obter um convívio equilibrado entre o que foi, o que é e o que virá na vida cotidiana, considerando o cenário atual, levando em conta as novas ferramentas – dos aplicativos à Smart TV, dos filmes tridimensionais à holografia. Tudo para escapar do que possa levar ao que já vi chamar de vício cibernético (e eu gosto demais de wargames de aviação para PCs!).

Não gostaria de recuar 50 anos, por reconhecer as novas tecnologias, com todos os riscos existentes, com seus inventos e funcionalidades, como facilitadoras da vida, pelos serviços que nos prestam, pela economia e qualidade de tempo que podem proporcionar. Não me sinto mais como um peregrino rumo ao desconhecido – como quando colocaram diante de mim o primeiro computador.

O empenho, agora – como antes, é par saber como essas novas ferramentas (chips, smartfones, tablets etc) e tecnologias e caminhos (aplicativos, programas, softwares) podem, alinhados a valores como verdade e justiça, ajudar a reduzir as diferenças entre as pessoas, numa sociedade que conecta indivíduos e corporações instantaneamente de quaisquer partes do mundo. Mas que, em todas as partes, ainda, precisa aprender a acabar com as vulnerabilidades sociais e treinar o respeito ao outro e às diferenças.

Próximos capítulos? Talvez a influência do descarte de equipamentos de informática e eletroeletrônicos na sustentabilidade do planeta.  Ou sobre como enfrentar os criminosos que se multiplicam na web e a tornam, para os menos avisados, ambiente de alto risco? Até lá!



Quem já participou (2)

Deixe seu comentário preenchendo os campos abaixo

Os comentários são moderados, e mensagens ofensivas serão removidas.

Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Link original: https://tvtecjundiai.com.br/tvtecblog/2017/10/23/alinhar-tecnologias-e-valores-para-melhorar/

Apoio