TVTEC Blog | https://tvtecjundiai.com.br/tvtecblog

TVTEC Blog com Pedro Fávaro Jr.
23
novembro 2017

Tecnologia e produção audiovisual a serviço da vida

Leia mais EducaçãoSaúde

Por Pedro Fávaro Jr.

Formar bons cidadãos e cidadãs começa cedo. Penso que bem cedo, aliás – dos zero (acredito eu que já a partir da fecundação!) aos três anos. Nesse período, forma-se o caráter de todo ser humaninho. Quer dizer, são impressas nele as características e aquela pessoinha inocente, lindinha, que adora brincar e que está se adaptando ao imenso mundo novo (mega gigante se comparado ao que o ventre materno) levará para o resto de sua vida.

Especializadíssimo na área, o Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, recebe, nesta sexta-feira (24), primeira ferramenta de apoio produzida com exclusividade para ele – uma série de cinco vídeos curtos, produzido pela TVTEC, nascidos de um texto científico do psicoterapeuta corporal e formador de profissionais para o desenvolvimento infantil, o médico Marcos Davi, e sob orientação da assessora técnica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Rita de Cássia Stringari de Francesco. A coordenação da produção foi da jornalista Elaine Gomes e a direção e finalização do trabalho ficou a cargo de Hilário Pereira, diretor de Teleducação da emissora. Hilário falou – entre uma tarefa e outra – sobre o assunto, em entrevista descontraída e ilustrativa que reproduzo abaixo. (VEJA TAMBÉM A ÍNTEGRA DOS VÍDEOS)

TVTEC Blog – Como foi o trabalho nessa ferramenta, a série criada pela TV TEC para o Primeiríssima Infância?

HILÁRIO – A gente foi convidado pela Rita, da Unidade de Gestão em Saúde para fazer esse trabalho em cima de roteiro e conteúdo que eles já haviam pesquisado e em cima do qual haviam trabalhado bastante, especialmente em cima de um livro do Instituto Primeiros Anos. É a primeira vez que se tem um conteúdo desse tipo, dessa natureza, em cima de algo já estudado e pensado como o que eles haviam produzido.

Hilário Pereira: “Tarefa foi um grande desafio”

TVTEC Blog – Qual foi a missão recebida por você, na TVTEC?

HILÁRIO – Transformar esse material, esse texto, numa linguagem lúdica, interessante para educadores, pais, professores, profissionais da área de Saúde, e que possa ser usado por outros médicos. Um grande desafio.

 TVTEC Blog – É uma série de cinco filmes curtos, cinco vídeos, na verdade. Como eles serão disponibilizados? Quem vai poder acessá-los?

HILÁRIO – É uma série de cinco vídeos, baseada em um livro chamado “Como as crianças aprendem”. Doutor Marcos pegou, nesse livro, as cinco maneiras como as crianças aprendem. Cada maneira de aprendizado virou um vídeo, um capítulo da série. E dentro e cada capítulo mostramos como as crianças aprendem: explorando o mundo, brincando, imitando, repetindo e se relacionando. Os vídeos serão entregues à Primeiríssima Infância e ficarão disponíveis no canal da TVTEC. A série ficará disponível para o público já que isso é uma obrigação nossa, dever de compartilhar conteúdos educativos, formativos. O conteúdo desse material é muito educativo.

Para o diretor , série tem linguagem universal

TVTEC Blog – São vídeos educativos, você disse. Educativos de modo técnico, você classificaria? Ou classificaria de outro modo a importância da série?

HILÁRIO – Classificaria como de importância universal, porque o conteúdo é universal, isso é, serve para todo mundo. É uma série nacional, porque está em Português, mas está na internet, no mundo, e qualquer pai de primeira viagem, com filhos nessa etapa de zero a três anos, considerada de Primeiríssima Infância, pode se orientar pelo conteúdo desses filmes. Claro que se a pessoa quiser ou precisar se aprofundar, irá atrás de mais informações, do programa. O vídeo veio a calhar. Veio a calhar um vídeo nessa área, sobre a formação da criança nessa etapa, nos seus primeiros anos.

TVTEC Blog – A série, os cinco vídeos feitos para o programa Primeiríssima Infância são exemplo de como as tecnologias digitais e a produção audiovisual, o uso das redes sociais, podem ajudar a tornar melhor a sociedade, nesses tempos de transformações rápidas?

HILÁRIO – Do que a gente vem estudando e trabalhando, lendo, fica nítido que a produção audiovisual auxilia no consumo do conteúdo. Não se trata de as pessoas estarem lendo menos. É outra coisa. Elas estão consumindo a informação de outra maneira, de um modo diferente. Vendo essa produção num lugar de rápido acesso, como o YouTube, onde ela pode acessar e não dispõe de um intervalo grande de tempo, a ferramenta será um auxílio, sem dúvida. Eu vejo essas produções como auxílio, como complemento, ferramentas de apoio para uma coisa mais densa.

TVTEC Blog – Se você considerar que o cérebro da gente, do ponto de vista neurolinguístico, para sintetizar a linguagem, reduzir o número de palavras, funciona por distorção, omissão ou generalização, o vídeo é um grande recurso, quase indispensável, não acha?

HILÁRIO – Bom você falar nisso. Um dos desafios foi captar imagens que exprimissem bem a relação com o texto. Não fomos literais. Tem algo lúdico, poético, para tornar agradável e a absorção daquele conteúdo se tornar mais fácil. Essa série tem o propósito de ser uma ferramenta que você possa assistir não uma vez, mas todas as vezes que quiser, que precisar. Seja pai de primeira viagem, seja profissional da área de saúde. É um trabalho atemporal. Está baseado em um livro e só mudará se algumas regras mudarem e precisar de atualização. E as imagens têm um poder muito grande. Especialmente de síntese.

TVTEC Blog – Desculpe a curiosidade, mas vendo você falar entusiasmado, dá para entender que funcionou como aprendizado. Deu vontade de ter um filho? Sentiu vontade de ser pai?

HILÁRIO – (Risos…) Eu fiquei muito feliz pelo convite, pelo desafio de transformar um texto científico, técnico, numa outra linguagem. Foi desafio até para o médico, doutor Márcio, que precisou fazer uma síntese num período muito curto. O trabalho foi muito prazeroso. Realizar um projeto especial desses, entender, absorver os ensinamentos, e fiquei interessado, não nego. Quando for pai eu vou querer aplicar esses pequenos ensinamentos na jornada de educar uma criança, que vai muito além dos vídeos. Eles vão me ajudar a ter um norte, ter o caminho das pedras no começo…

VEJA TODOS OS VÍDEOS DA SÉRIE AQUI:



Os comentários para este artigo já foram encerrados.

Link original: https://tvtecjundiai.com.br/tvtecblog/2017/11/23/tecnologia-e-producao-audiovisual-a-servico-da-vida/

Apoio