TVTEC obtém primeira cobertura viral no Facebook
Leia mais Tecnologia ▪ Caravana Iluminada da Coca-Cola ▪ Pedro Fávaro Jr. ▪ Rede TVTEC ▪ TVTEC ▪ viralizaçãoPor Pedro Fávaro Jr.
A Rede TVTEC, pelo seu Facebook, conseguiu alcançar cerca de 700 mil pessoas acompanhando a Caravana Iluminada da Coca-Cola, no dia 1.º de dezembro, pelas ruas de Jundiaí. O evento transmitido por celular ao vivo é uma prova cabal de como o modelo tradicional de comunicação social – estático e previsível –, como todos os modelos institucionais que permearam o século 20 até o seu final, mudou para um novo padrão, que às vezes atinge velocidades estonteantes e é completamente imprevisível nas mídias sociais. Aqui falo disso.
A TVE, precursora da Rede TVTEC, funcionou a seu tempo, porém em nenhum momento atingiu níveis tão altos de audiência e, melhor ainda, de interação, nos seus 20 anos de existência. O ineditismo e a proporção do fato, associado à marca de peso, como no caso, leva qualquer comunicador responsável à reflexão – ainda que seja mínima. Primeiro, o que são 690 mil alcances, 90 mil visualizações, 42 mil interações, 18.459 reações (7.507 amores – corações)
Eu fiquei curioso demais a respeito e fui perguntar ao coordenador de marketing digital da TVTEC, o jovem jornalista e amigo Anderson Müller, quais os objetivos para o que eu acredito ter sido um grande sucesso da live. “Foi sucesso sim”, disse ele. “Juntamos coisas importantes. Fizemos uma preparação, divulgando o itinerário antes. As pessoas queriam saber quando ia passar. O alcance se deu em razão do número alto de compartilhamentos. O vídeo viralizou, virou o assunto da cidade naquele momento: de quem estava em casa e de quem estava na rua”, comentou meu colega de trabalho, o âncora da reportagem com a Caravana Iluminada.
Consultei também outro amigo, Paulo Brito, especializado há 35 anos em Tecnologia da Informação e há cinco em Segurança da Informação . “Qualquer um deles é bastante grande. Têm significado em torno da dimensão do público da TV e do público para esse tipo de eventos. São números impressionantes”, analisou. Paulo acredita existirem números muito maiores quando se olha as estatísticas e métricas de artistas na casa dos milhões. Mas entende que para uma tevê educativa, formadora, capacitadora de mão de obra como a TVTEC, “os números alcançados são notáveis.”
Por fim, consultei Marcos Stefani, coach e master trainer em Programação Neurolinguística (PNL). Sou estudioso dessa área, bastante relacionada às comunicações. Um dos maiores especialistas em PNL do planeta, Anthony Robbins, avalia que o mundo está dividido entre quem persuade e quem é persuadido, no best-seller Poder Sem Limites. Robbins acredita que tudo está ligado ao modo como as pessoas representam aquilo que veem, ouvem ou sentem. E essa representação altera seus comportamentos.
Nessa linha de raciocínio, Marcos – grande amigo e orientador – acredita que o resultado obtido pela transmissão da TVTEC está relacionado com o momento atual vivido pela sociedade. “Natal, festas, confraternizações, família, tudo isso tem uma carga emocional muito grande que se relaciona com a marca ligada ao evento”, avalia. Segundo o especialista, usamos nossos sentidos para mapear o mundo exterior. A partir desse mapeamento filtramos as informações e estabelecemos a nossa visão de mundo.
“Tudo isso se torna material disponível em nossa mente para produzirmos nossos pensamentos. Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos levam à ação e as ações produzem os resultados. É comum as grandes corporações se utilizarem desse processo. Usam para ancorar suas marcas através dos sistemas visuais, auditivos e cenestésicos. Inconscientemente respondemos à tudo isso que foi ancorado”, explicou, como todos os outros, sem fazer juízo de valor sobre o acontecido.
https://www.facebook.com/tvtecjundiai/videos/1143275349109316/
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