TVTEC Blog | https://tvtecjundiai.com.br/tvtecblog

TVTEC Blog com Pedro Fávaro Jr.
12
dezembro 2017

Recurso ajuda não dormir no ponto! Ou no ônibus!

Leia mais Tecnologia

Pedro Fávaro Jr.

Uma notícia sobre o Google me fez viajar demais hoje. De novo, não é mesmo? Pelo menos, na linha da minha memória fiquei pensando como seria se isso tivesse existido antes. Teria me poupado de muito constrangimento e esforço. É que, por muito tempo, viajei de Jundiaí para São Paulo para estudar e trabalhar. Foram quatro anos de faculdade, na FAAP. Entrava cedinho aqui no Hospital Santa Rita, comandando pelo chefe da Contabilidade, meu grande amigo Arnaldo Mohor, saia às 17 horas, ia direto para a Rodoviária. E outros 23 anos  de trabalho no mesmo caminho. É qualquer coisa como se eu tivesse dado umas 30 voltas ao mundo de ônibus e carro. Sem sofrer qualquer acidente. A não ser dormir no ponto.

No tempo de escola, descia na Estação Rodoviária ao lado da Estação da Luz. Seguia com um ônibus para Pinheiros até o alto da Avenida Angélica, na Praça Buenos Aires. Por aí, comia todo dia um pedaço de pizza com um refrigerante. Saia às 23 horas e, com sorte, pegava o Cometa da meia-noite. Se não desse certo, era o da uma hora da madrugada. No outro dia, às 7 horas, pegava no batente de novo. Era novo. Aguentava o tranco. Mas o sono… ah… Amigos desse tempo (Márcio Pines, Tadeu Gomes, Décio Viotto e Antônio Veloso) não esquecem.

Nesses quatro anos, muitas vezes dormi a viagem inteira e mais um trecho. E fui parar na garagem, na Vila Arens, muito distante da minha casa, pelos lados da Vila Municipal, na Rangel. Quando viajávamos em turma, não havia problema. Sempre alguém acordava primeiro. Em caso de estar sozinho, o risco era grande. E a volta, se desse errada, era caminhando. Nem táxi e nem ônibus nas ruas, depois das duas da manhã.

Depois, foram outros 23 anos intercalados viajando para São Paulo, para trabalhar no Jornal da Tarde, Estadão e Agência Estado, a maior parte voltando à noite. Verdade, houve tempos esporádicos de viajar de caronas inesquecíveis de amigos e amigas do peito: Mércio de Oliveira, Cristina Falasco, Fabiane Bernardi, Niza Souza, Fábio Pescarini, Ari Vicentini, Daniel Akstein, Denílson Azzoni. Sem contar os que já mudaram de “redação”, Ademir Fernandes, Sidney Mazzoni, Paulinho Batista, Sandro Vaia… E teve rodagem pra Campinas também, de Capriolli ou de Edu Cerioni, Tote Nunes, Anelso Paixão… Aí a despesa partilhada virava conforto. E prosa da boa. Mas muitos dias foram bem duros. Alguns deles, de dormir forte na volta e acordar fora do lugar.

Era condicionado. Sou até hoje. É só sentar na poltrona (e tem que ser a 27 – viajei sempre de 27) quem durmo. Verdade que andei fazendo alguns companheiros bons de prosa nos últimos anos e isso desencorajava o sono, certo Giovani Guerra? É sentar e dormir. Andei levando livros de papel, e-books, mas qual o quê…São duas páginas e pimba… Estou nos braços de Morfeu.  Quando descia na Ponte do Limão, cheguei a perder o ponto pela manhã e acordar no Tietê…

Sei. Você quer saber do Google que mencionei lá atrás. Isso mesmo: o aplicativo do Google Maps ganhará um novo recurso capaz de acordar os usuários de ônibus e evitar que percam o ponto de desembarque. Inacreditável! Penso nisso, com dó de colegas que como eu, tiveram que dar caminhas homéricas…

O TechCrunch informa, em notícia dada pela Exame, que quando ele estiver disponibilizado, quando chegar a hora de descer, o aplicativo emitirá um alerta vibratório do smartphone. Ainda não há uma data definida para o lançamento do recurso. O Moovit, que funciona como um guia para quem anda de ônibus, já faz isso de certo modo. Ele mostra os horários dos ônibus, oferece uma previsão de chegada e alerta você quando é hora de sair para chegar ao seu destino.

Eu só fico pensando mesmo é se o Google Maps ou o Moovit teriam energia suficiente para acordar a gente, naquele tempo.  Certeza que não, razão pela qual é bom mesmo que cada coisa sejam mesmo a seu tempo, não é não?



Os comentários para este artigo já foram encerrados.

Quem já participou (2)

  • pfjunior disse:

    Giovani: o ônibus é um lugar bacana pra uma boa prosa. Ainda mais se o trânsito engarrafar. Mas a gente precisa botar em dia nossas conversas e planos. Abraço e um Santo Natal pra você e família.

  • Giovanni Guerra disse:

    Grande Pedro…saudades das “prosas”. Ao final penso que só o busão proporciona isso- seja dormir ou prosear. Ainda estou nessa…abraços!

Link original: https://tvtecjundiai.com.br/tvtecblog/2017/12/12/um-recurso-para-nao-se-perder-na-viagem/

Apoio