TVTEC Blog | http://tvtecjundiai.com.br/tvtecblog

TVTEC Blog com Pedro Fávaro Jr.
10
maio 2018

Do que são feitos cozinheiros e cozinheiras?

Leia mais Crônica

Manuel Alves Filho*

O dia 10 de maio homenageia as cozinheiras e cozinheiros. Aproveito a data e compartilho minha reflexão a respeito. A ciência afirma que os seres humanos são feitos da mesma matéria que as estrelas. Para a poesia, são feitos da mesma matéria dos sonhos. Tenho para mim que os cozinheiros são resultado do amálgama dos dois “ingredientes”, cozidos lentamente e à perfeição. Mas, reconheçamos, nem todos os profissionais da cozinha resultam de uma mesma receita e método de cocção. Temos muitos que não chegaram ou passaram do ponto.

O bom cozinheiro é como o sertanejo de Euclides da Cunha, um forte. Tem que ter resistência para carregar peso e enfrentar muitas horas de trabalho em pé, num ambiente quente e permeado por pressões – da panela, do superior, do salão. Tem também que ser abnegado, pois trabalhará enquanto muitos se divertirão e permanecerá longe da família e amigos em momentos de celebração.

Tem que ser criativo, é óbvio, mas convém que não seja dado a invencionices baldias. Tem que ser estudioso e entender que o conhecimento não transborda ao entrar em ebulição. Tem que dominar as técnicas, mas não se deixar escravizar pelo tecnicismo. Tem que ser generoso com o azeite, comedido com o sal e um tanto tresloucado com a pimenta.

O bom cozinheiro, para ter equilíbrio, precisa ser composto por uma xícara de dúvidas e somente uma pitada certezas. Dispensa-se soberba porque, como sabemos, esta faz desandar receitas. Por fim, o bom cozinheiro deve ser feito da soma de suas experiências, aspirações, esforços e princípios. Com esta base, decerto, é possível sustentar uma carreira digna e exitosa, sem a necessidade do uso de aditivos artificiais.

Parabéns a todos e a todas da área que lutam por esse equilíbrio e que, assim, dão sabor à vida de tanta gente.

* Manuel Alves Filho é jornalista e chef de cozinha. Tem atuado nas duas áreas há 30 anos. Sempre que possível, alia os dois ofícios para promover a gastronomia brasileira, que considera um bem cultural. É autor do livro “50 memórias, 50 sabores – A cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp”.



Deixe seu comentário preenchendo os campos abaixo

Os comentários são moderados, e mensagens ofensivas serão removidas.

Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Link original: https://tvtecjundiai.com.br/tvtecblog/2018/05/10/do-que-sao-feitos-cozinheiros-e-cozinheiras/

Apoio