TVTEC Blog | https://tvtecjundiai.com.br/tvtecblog

TVTEC Blog com Pedro Fávaro Jr.
09
agosto 2018

Emocionada, TVTEC conta história de seu 1.º ano

Leia mais Crônica

Olá. Bom dia. É isso mesmo, um bom dia pra vocês, independente do período que seja. Vocês dessa multidão de dois milhões de pessoas que eu alcanço pelo Facebook, sem qualquer patrocínio, organicamente, nesse meu primeiro ano de vida completado neste 9 de agosto de 2018. É tanta gente que até me emociono.

De verdade, estou com um nozinho na garganta porque faço um ano e quero contar minha história, a história de como, depois de viver e trabalhar por um bom tempo, acabei me sentindo ultrapassada, cansada, desprestigiada, desanimada e até deprimida, carimbada que eu estava com muitos apelidos negativos, como ‘tevê do prefeito’, ‘chapa branca’ e muitos outros.

O vídeo dos Masters do Vôlei é um dos maiores sucessos da TVTEC

Imagina me ver assim e além do mais toda analógica, num mundo digital? Saber-se inteiro broadcast – achar-se ainda dona da mensagem e a da sua direção –, num mundo socialcast, lugar informações e notícias dadas de forma multidirecional, onde mais do que transmitir ou ter a posse das informações, o espaço está aberto para a troca de ideias?

Pensem no efeito psicológico de se arrastar, carregando seus trambolhos, num mundo leve, de comunicação instantânea, na teravelocidade dos aplicativos? Mal comparando, era como ser um panfleto, um folder, num lugar onde todo mundo é iPad. Ou um megafone, onde todo mundo é estação ativa de som… Estar paralisada, imóvel, caducando, bem no meio da quarta revolução, a Revolução da Tecnologia.

Cansei! Decidi mudar! Eu me reinventei precisei para achar um novo ânimo, uma luz nova, desafiada a não perder a companhia de pessoas como vocês, porque muitos estavam se afastando. Muita gente indo embora. Então, para garantir na companhia cerquei-me de amigos profissionais de todas as idades, com diferentes atribuições, mas competentes e, acima da competência, com o mesmo amor que eu tenho pela nossa cidade. Contei a eles meu drama e meu projeto e eles toparam seguir comigo.

Em pouquíssimo tempo, passei de tevê educativa para uma escola viva de Tecnologia Digital e Produção Audiovisual e me lancei como a primeira do gênero no País, municipal, gratuita e em convênio com o Centro Paula Souza. O 9 de agosto de 2017, dia que nasci para essa nova missão, foi memorável. A notícia falando sobre meu renascimento, saiu em jornais e sites de todo o País.

Entrei no mundo da utilidade pública e do apoio às pessoas em vulnerabilidade social. Em um ano capacitei para o mercado de trabalho 384 pessoas em Fotografia Digital, Prática de Mídias Sociais, Assistente de Produção Audiovisual e Edição de Vídeos para Redes Sociais. Certifiquei também 168 profissionais de diversas áreas que se reciclaram e modernizaram, em workshops que promovi gratuitamente. Uma felicidade! AR – RA – SEI!

Ações sociais, economia criativa, entretenimento, protagonismo para os cidadãos com utilidade pública entraram como um raio na minha agenda mais do que positiva. Comecei a dar novos passos para realizar o sonho de crescer como Rede Multimídia e ampliar a minha viagem, na companhia de tanta gente boa como vocês. A primeira chance foi um evento com o Centro de Valorização da Vida – o CVV. A ideia me apaixonou.

A TVTEC fez a cobertura, em uma transmissão ao vivo, da passagem da Caravana Iluminada da Coca-Cola por Jundiaí

O evento era “Suicídio, Epidemia Calada”, a partir do título do livro da médica psiquiatra, Maria Cristina De Stefano. Exatos 22 dias após meu renascimento, eu estava lá, num Teatro Polytheama lotado por 1200 pessoas, com palestrantes importantes de todo os país e autoridades da área. Sucesso estrondoso! Começaram a me conhecer a partir daí, porque apoiei e cobri o evento, um trabalho maravilhoso em favor da vida.

Claro que não deixei uma das partes da minha atividade que mais gosto, que é contar histórias. Ao contrário, me empenhei para buscar novas histórias e histórias interessantes, inéditas, nunca contadas antes. Todo mundo gosta. Histórias animam, motivam, modelam. Umas delas, talvez a primeira de repercussão muito grande foi a dos Masters do vôlei de Jundiaí – os velhinhos do vôlei, com todo respeito.

Outra, a reportagem que o Anderson Muller fez sobre o “Natal Iluminado” da Coca-Cola.  Foi um estrondo! Mais de 400 mil pessoas vendo Jundiaí no mundo inteiro. E para quem torce o nariz, lembro que na outra ponta está a cobertura total da greve dos caminhoneiros, para ajudar as pessoas aflitas com a falta de combustível – uma ação profissional, íntegra e imparcial.

Tem muitas outras histórias. E fui busca-las, com meu time, onde quer que elas estivessem, como a história do ‘beijo’ da Ponte das Valquírias, que vocês acompanharam, pelas redes sociais e pelo nosso jornal como se fosse uma novela da Globo: do começo até o desfecho, até o final feliz! Só o texto disso teve 11 mil visualizações, como outro texto, o dos 362 anos de Jundiaí.

Fomos até as praias de Portugal – pelas redes sociais – entrevistar o Rodrigo Koxa,  o jundiaiense que  entrou para o Guiness Book, por surfar na maior onda (big swell) que se tem notícia até hoje, de mais de 24 metros de altura. Também fomos prestigiar o Renato Queiroz, que aos 25 anos virou acrobata do Cirque de Soleil da Bélgica. Mas não é só festa: nós também acompanhamos o técnico de enfermagem Rafael Linardi, de Jundiaí, que foi como missionário voluntário para República de Benin, na África Ocidental.

Quer mais? Tem. Teve Bob Zoom para mais de mil crianças no Beco do Michael; teve Zumba, para quem gosta de Zumba; recebi a visita de 425 estudantes de escolas públicas, particulares e de associações de utilidade pública que vieram me conhecer. Recebi a visita também de personalidades do mundo artístico, como o Leão Lobo que veio junto com o elenco do filme Compro Likes, fazer algumas cenas na minha sede.

O texto sobre o inverno deste ano no Brasil causou furor nas redes sociais

É tanta coisa pra contar que mais do que emocionada fico perdida… Lancei minha rádio web, a Rádio TEC, em dezembro e de lá pra cá foram 800 entrevistas com personalidades e autoridades de todos os cantos da cidade e do Brasil. E se a gente foi falar de números, vixe!, tem um caminhão deles. Quer saber? Segura aí.

Em um ano o TVTEC News publicou 2708 notícias e foi visitado por 592 mil pessoas – média de 1645 indivíduos por dia, 68 pessoas por hora… Claro, a gente não pode fazer a conta desse jeito, mas gosto de brincar com esses números sérios.

No YouTube, meu time postou nada menos do que 1691 vídeos abordando assuntos como a preservação da Serra do Japi, a Rota do Vinho, nosso patrimônio histórico, arquitetônico e artístico. No Instagram, foram 778 posts. No Stories Instagram, 482 e 2482 no Twitter.  Produzi vídeos institucionais – mais de 30 – liberando unidades de gestão do município de contrair despesas com terceiros.

De verdade mesmo, só não fiz chover. Quer dizer… Não fiz, mas testemunhei no finalzinho de julho, dia 28 para ser precisa, o banho da imagem de Santo Isidoro, numa reportagem sobre o encerramento da Semana do Agricultor de Jundiaí, na Capela de São José da Pedra Santa. Os homens e mulheres da terra lavaram a imagem do santo para manter uma tradição de pedir chuva, já que a estiagem estava brava. Dois dias depois, choveu em Jundiaí. Não fui eu que fiz a chuva… Mas eu estava lá. Brincadeira, claro!

É isso gente. Espero não ter cansado vocês, que merecem o melhor. Mas que queria falar, desabafar.  Contar que agora sou  a “tevê dos cursos” a “tevê das reportagens humanas”, a “tevê da esperança” e não mais aquela carimbada de metáforas negativas. Talvez tenha faltado alguma parte da história porque de fato é muita coisa. Mas tenho certeza que vocês estão informados e se divertiram.

Tenham um bom dia – porque o dia só termina mesmo quando acaba –, fiquem em paz e não se esqueçam de deixar sempre uma curtida, um like, um coraçãozinho nos meus posts do Facebook. Adoro vocês! A gente vai se falando!

(Texto: Pedro Fávaro Jr.)

https://youtu.be/aTiCd3418yQ



Os comentários para este artigo já foram encerrados.

Link original: https://tvtecjundiai.com.br/tvtecblog/2018/08/09/emocionada-tvtec-conta-historia-de-seu-1-o-ano/

Apoio