TVTEC Blog | https://tvtecjundiai.com.br/tvtecblog

TVTEC Blog com Pedro Fávaro Jr.
20
fevereiro 2019

Longe do apogeu, Superlua surge linda em Jundiaí

Leia mais Crônica

Se eu escrevesse aqui para você, ainda encantado ou encantada com a Superlua linda como ela estava na noite desse 19 de fevereiro de 2019, vestida daquela luz estupenda, fiada de finos  raios de sol, que você só a viu porque ela estava no seu PERIGEU, muito distante portanto de seu APOGEU, não lhe pareceria uma aberração, considerando o tanto que ela foi vista, fotografada e continua a ser publicada à exaustão em fotos – uma mais bela que a outra – nas redes sociais? Mas foi isso mesmo que aconteceu.

Aliás, o PERIGEU foi atingido pela LUA às 6h07 da manhã da terça-feira (19) no horário de Brasília, e ela assumiu sua forma CHEIA por completo às 12h53. Para vê-la em todo seu brilho aqui do Brasil, foi preciso olhar para o céu após o pôr do sol. Precisamente: às 19h02 o efeito do PERIGEU foi máximo: com a Lua na linha do horizonte, a exatos 356.761 Km de distância da Terra, mais perto daqui do que em qualquer outro momento do ano.

Pois é, o PERIGEU, este senhor, é  só o nome dado àquilo que acontece sempre que ELA, nosso satélite, está nesse ponto de sua órbita mais próximo da Terra. Assim, proporcionalmente, ela fica totalmente visível e parece maior – SUPER – um prefixo que quer dizer posição superiorem cima ou excesso.  Eu tenho de concordar – a LUA estava SUPER mesmo consideradas todas as vezes que a vi nessa minha caminhada já não tão curta. Eu vi, fiquei absorto, pensativo, e lembrei de um soneto meu, publicado numa antologia de poetas brasileiros em  que, com a devida vênia de você minha leitora e você meu leitor, transcrevo aqui no Blog da TVTEC.  Junto, vão fotos publicadas nas redes sociais e um vídeo lindo também, com os devidos créditos.  Divirta-se

VIAGEM COM A LUA

A lua, cedo, distrai o escuro céu.

A mente ao sonho entregue…

A porta, a luz, a nuvem, muro,

o ser expande-se, viaja, e segue.

 

Alheia ao sol,  que arranha o leste

no levante, e aos poucos doura o alto,

esvai-se ela, em seu silêncio branco,

lindo, claro, diáfano, celeste, e cede

 

ao dia a crescer, imenso e quente. Imagem

de um turbilhão de sons, de cores e perfumes,

a desnudar o quase nada restante da noite.

 

O coração ao sonho pede e insiste tanto…

A mente clama outras manhãs, iguais e mansas,

Que na alma inflamam tão doce encanto. Viagem.

Angelita CallegarioAngelita CallegarioAna Paula Citelli

ASSISTA O VÍDEO DE KALLICO SPROCATTE

https://www.facebook.com/tvtecjundiai/videos/407609563324972/



Os comentários para este artigo já foram encerrados.

Link original: https://tvtecjundiai.com.br/tvtecblog/2019/02/20/longe-do-apogeu-superlua-surge-linda-em-jundiai/

Apoio