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TVTEC Blog com Pedro Fávaro Jr.
25
abril 2019

Alta resolutividade na UPA do Vetor Oeste reduz movimento no São Vicente e HU

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A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vetor Oeste  realiza 17 mil atendimentos de enfermagem e 8 mil consultas médicas por mês, em média, desde sua entrega à população e abertura, pelo prefeito Luiz Fernando Machado, em dezembro de 2018. “É uma unidade de alta resolutividade para um universo de nada menos que 140 mil habitantes da região”, comemora o gestor de Saúde, Tiago Texera. A resolutividade é de 95%: de cada 100 pessoas que procuram os serviços da UPA, 95 tem atendimento que descobre e resolve o problema.

Os 5% restantes passam pelo serviço de emergência da UPA e são atendidos de maneira integrada nos hospitais de alta complexidade, com a base do SAMU: o Hospital Universitário (HU) – materno-infantil e da saúde da mulher; e o Hospital São Vicente, o atendimento do adulto. “Quando o caso é de alta gravidade, o paciente é estabilizado na UPA e as ambulâncias que atendem o local o transportam para a conclusão do atendimento num dos hospitais”, conta Texera.

Os números estão em balanço feito por ele e sua equipe e refletem diretamente e de modo positivo no atendimento à população, especialmente no São Vicente e no HU.

A UPA atende urgências e emergências, 24 horas. Sua alta resolutividade  está ligada à existência de exames para elucidação de diagnósticos com clínica médica, Pediatria e Ortopedia (12 horas). Está equipada com Raios-X, ultrassom, exames de análises clínicas e eletrocardiograma. São 566 atendimentos por dia na enfermagem e 266 consultas diárias, em média.

CLÍNICA DA FAMÍLIA

A Clínica da Família atende num modelo de padrão de agendamento, com 80% de resolutividade. É a UBS mais resolutiva de Jundiaí, segundo Texera. De cada 100 pessoas que procuraram o atendimento, 80 tiveram seu problema solucionado. “Não se trata de urgência e emergência, mas de atendimento na Rede Primária de Atenção”, distingue ele.

“A Clínica é uma unidade básica de Saúde que atende 40 mil vidas do Vetor Oeste, dos bairros Novo Horizonte 1 e 2; Residencial Jundiaí 1 e 2; Almerinda Chaves e CDHU.  Nela, a média de consultas médicas desde dezembro foi de 1500 por mês; 1000 procedimentos odontológicos por mês; e de 500 consultas de Enfermagem/mês na Clínica da Família”, explica.

REFLEXO NOS HOSPITAIS

Tanto no Hospital São Vicente quanto no Hospital Universitário (HU) já se constatou a diminuição do volume de pacientes originários do Vetor Oeste. “A redução na porta do São Vicente e do HU está entre 20% e 25% – considerando o número de pessoas atendidas pela UPA e Clínica da Família e alta resolutividade obtida no atendimento. “Não existe influência no resultado financeiro”, pondera o gestor. “O que cresce, o que aumenta, é a qualidade do atendimento nas duas pontas”, análise de Texera. A UPA e a Clínica da Família do Vetor Oeste compõe o maior projeto de expansão e qualificação da Saúde Pública do município.

(Fotos: Flickr, Prefeitura de Jundiaí)



Os comentários para este artigo já foram encerrados.

Quem já participou (6)

  • pfjunior disse:

    Obrigado pela sua manifestação. Suas observações foram enviadas às áreas competentes.

  • Denise Molino disse:

    Sem dúvida importante a revitalização de quartos enfermarias e alimentação. Sobretudo um treinamento ao pessoal da limpeza que de madrugada entra cantando alto num total desconhecimento do fator estressor deste gesto. Equipe médica fantástica competentíssima salvo pequenas excessoes.
    Utilizamos o hospital numa situação muito grave e fomos muito bem atendidos num momento dramático.
    Agradecemos.
    Denise Molino

  • pfjunior disse:

    Que bom que foi bem atendida. Esse deve ser o modelo, o padrão para qualquer serviço público: atender bem!

  • pfjunior disse:

    Obrigado pela observação. Será encaminhada. Só pra você saber, também pertenço à Capelania Hospitalar. Sou diácono de referência no Santa Elisa.

  • Gildete Costa de Sousa disse:

    Parabéns para upa e clinica da família fui atendida pela odontologia nota 10 um dentista muito dedicado ao paciente .meu esposo tbm foi atendido na upa EMFERMAGEM médico estão de parabéns

  • Mary disse:

    Que bom! Tomara qye sejam exemplos para outras unidades. Quanto ao São Vicente quero fazer uma observação. Ele realmente precisa de uma revitalização nos quartos. Tenho feito trabalho de capelania e percebo que os quartos são quentes e muitos pacientes reclamam. Espero que o projeto da prefeitura dê certo e o São Vicente seja modernizado logo.

Link original: https://tvtecjundiai.com.br/tvtecblog/2019/04/25/alta-resolutividade/

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