TVTEC Blog | https://tvtecjundiai.com.br/tvtecblog

TVTEC Blog com Pedro Fávaro Jr.
25
abril 2019

TVTEC é emissora vocacionada ao ensino técnico e à utilidade pública

Leia mais Análise

Quando a TVE Jundiaí completou 21 anos, em 2017, estava desgastada, carimbada pela opinião pública como “cabide de emprego”, “tevê chapa-branca” e “elefante branco”. A relação custo-benefício, considerada a baixa audiência (traço) exigia uma ação rápida.  A maioria dos postulantes à Prefeitura de Jundiaí, em 2016, tinha como ponto de programa de governo a extinção da emissora municipal.

Com experiência acumulada na vida pública, como vereador, vice-prefeito, deputado federal e estadual, o vencedor da eleição, Luiz Fernando Machado, tinha outra visão e carregava, também, um novo projeto para a área. Incumbiu a jornalista Mônica Gropelo, nomeada superintendente da Rede TVE Jundiaí, de dar corpo às suas ideias, com foco no protagonismo aos cidadãos e na utilidade pública.

Ao contrário do que se poderia esperar, a ideia não foi a de focar primeiro na audiência, mas foi abrir à televisão pública à vida da comunidade, fazer dela uma ferramenta útil para os cidadãos, sem perder a vocação inicial, mas ampliando-a e modernizando-a, dentro da tendência mundial do mercado que prefere a diversidade na capacitação, excetuando-se áreas muito específicas. Hoje, o profissional mais disputado é o que consegue ser multitarefa, em um mercado em frequente mudança, no qual 65% das profissões que existirão nos próximos 20 anos inda são completamente desconhecidas.

Em sete meses a ideia se materializou e, a partir de agosto de 2017, o que era uma televisão analógica, pesada e cara – que dentro desse espectro já havia cumprido seu papel -, virou uma plataforma digital multimídia e uma usina de capacitação rápida em tecnologias digitais e produção audiovisual.

Sem perder a característica de informar e entreter, a TVTEC transformou-se na primeira tevê escola pública-municipal gratuita de produção audiovisual e tecnologias digitais, em parceria com o Centro Paula Souza. Seus cursos, rápidos e presenciais, são voltados ao audiovisual. O aluno é preparado para trabalhar em diferentes áreas, como produção de áudio e vídeo, edição, mídias sociais e outras práticas afins como fotografia e cinema por exemplo.

Com um quadro profissional enxuto, a TVTEC  saiu do traço de audiência, busca atingir até agosto a marca de 90 mil seguidores orgânicos. Entre 2017 e 2019, qualificou e certificou mil alunos em cursos e workshops nas áreas de tecnologia digital e produção audiovisual, com o apoio do Centro Paula Souza. Só no primeiro trimestre deste ano foram oferecidas 350 vagas.

“Tudo o que vemos hoje é o reflexo da transformação possível que imaginávamos. Fico muito feliz em ver que o projeto está dando certo e a população pode colher dele bons frutos. Nosso foco é possibilitar que a TVTEC se mantenha nessa esteira de economia criativa e de qualificação profissional”, comentou o prefeito recentemente, ao receber um grupo de alunos da TVTEC.



Os comentários para este artigo já foram encerrados.

Link original: https://tvtecjundiai.com.br/tvtecblog/2019/04/25/tvtec-e-emissora-vocacionada-ao-ensino-tecnico-e-a-utilidade-publica/

Apoio