TVTEC Jundiaí | https://tvtecjundiai.com.br

Força-tarefa no Ivoturucaia reforça orientações para o combate à dengue

Publicada em 06/01/2024 às 14:40

Pratos de vasos, baldes, pneus, entre tantos outros objetos que podem virar criadouros do mosquito Aedes Aegypti foram encontradas pela equipe da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), e pelos soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Barão de Jundiahy, no bairro Ivoturucaia. A força-tarefa, nesta quinta (4) e sexta-feira (5), “invadiu” o território para conter o avanço da transmissão da dengue na região, que registrou 15 casos positivos da doença no final do ano e está com oito notificações aguardando resultado.

Na operação, com cerca de 40 pessoas divididas em sete equipes, além das vistorias, o foco foi a conscientização dos moradores. Os comércios também foram visitados e receberam cartazes.

“Estamos em guerra contra esse mosquito, responsável pela transmissão de arboviroses que podem se agravar e levar à morte. O fator ambiental e a volta da circulação dos sorotipos 3 e 4 de dengue deixam o país em risco de epidemia da doença. O Município recebe reforço nas ações em todos os bairros, com início pelo Ivoturucaia. O GAC trouxe a sua força, mas é fundamental que a população também assuma a sua responsabilidade, não deixando objetos com água parada e fazendo o descarte correto do lixo e dos inservíveis. Tudo o que acumula água pode virar um criadouro do Aedes Aegypti”, enfatiza a gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.

Em menos de um mês, a região recebeu a terceira ação

Em menos de um mês, essa é a terceira ação na região. Para a dona de casa Leoneide Maria da Silva, o reforço nas orientações foi importante. “Isso é necessário. No meu quintal está tudo em ordem, porque sempre verificamos. Mas algumas pessoas não fazem o mesmo. Todos precisam entender que a dengue é uma doença séria. Minha mãe, que mora no Norte, quase morreu”, comentou.

“Eu vou multiplicar a informação aqui no meu comércio e nos grupos de whasApp. Temos que fazer o nosso papel também”, salientou a comerciante Sueli Tercilia Ribeiro, logo após ser orientada e receber materiais de divulgação.

Coleta de inservíveis
Na próxima quarta-feira (10), a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, a partir do Departamento de Limpeza Pública, fará uma ação extra para o recolhimento de inservíveis. Os caminhões passarão pelas ruas do bairro a partir das 9h. Os materiais descartados devem ser deixados nas calçadas.

“A região recebe a coleta regular de lixo domiciliar, reciclável e o cata-treco, na porta das casas. Essa ação extra foi planejada para auxiliar na mobilização para a limpeza dos quintais, retirando os inservíveis. Eliminando os criadouros, estamos cuidando de nós, dos nossos familiares e da comunidade. Estamos contando com a ajuda de cada morador”, ressalta o diretor de Limpeza Pública, Márcio Moraes.

Atualização
Boletim de Arboviroses divulgado nesta sexta-feira (5), com dados de 2023, aponta que o Município contabiliza 1.103 casos de dengue, sendo 935 autóctones e 168 importados. Ainda há 28 exames do ano passado no aguardo de resultado. Neste ano, são nove notificações.

Dia 10, os caminhões farão a coleta de inservíveis. Mais uma oportunidade para a população limpar o quintal

A Prefeitura de Jundiaí, a partir da Sala de Situação da Saúde – composta por técnicos de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura de Jundiaí – monitora diariamente os dados do Município e do País para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.

Diante da possibilidade de epidemia de dengue em 2024, o Município, juntamente com a ampliação de ações em complemento ao trabalho realizado pela VISAM e pela Atenção Básica, organizou o sistema de saúde para a recepção dos casos e efetuou a compra de insumos para o atendimento aos pacientes. Havendo a necessidade, Jundiaí fará a adequação dos leitos da rede pública de saúde, garantindo o atendimento aos pacientes com dengue e também com outras doenças, a exemplo do que foi realizado durante a pandemia de Covid-19.

Fonte – Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais JundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/2024/01/06/forca-tarefa-no-ivoturucaia-reforca-orientacoes-para-o-combate-a-dengue/

Apoio