GeoJundiaí apresenta nova funcionalidade: busca por endereço
A busca por endereços oficiais agora está disponível no GeoJundiaí, do Portal da Prefeitura de Jundiaí. A ferramenta, desenvolvida por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) em conjunto com a Unidade de Governo e Finanças (UGGF) e a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), já está ativa e pode ser acessada pelo link.
A nova funcionalidade oferece mais agilidade ao uso do portal. “A ferramenta é semelhante ao utilizado pelo Google Maps, por exemplo. No GeoJundiaí temos os endereços oficiais, que são os cadastrados no Sistema Integrado de Informações Municipais (SIIM) e estão disponíveis em todos os mapas do portal”, comenta a diretora do Departamento de Projetos Urbanos da UGPUMA, Paula de Castro Siqueira.
A busca é simples e fica na barra lateral esquerda da tela. Ao digitar o início do nome do logradouro, o sistema já apresenta as sugestões. Para que a busca seja concluída é preciso clicar sobre o nome desejado. É possível também fazer a busca do lote digitando o número do imóvel.
O GeoJundiaí tem o objetivo de espacializar os dados do município de maneira fácil e educativa. “É importante frisar que se trata de uma plataforma de prestação de serviços que apresenta informações atualizadas e oficiais do município. É o rosto do sistema municipal de informações georreferenciadas de Jundiaí, que muito contribui para análises de planejamento urbano e direcionamento de políticas e projetos públicos”, afirma Paula.
“O portal foi desenvolvido internamente, ou seja, 100% pelos servidores das áreas participantes do projeto – Cijun, Planejamento Urbano e Meio Ambiente e Governo e Finanças”, explica a analista de Planejamento e Finanças da UGPUMA, Telma Bernardes Pinto.
Atualmente, os temas disponíveis para a consulta de informações são Plano Diretor (Lei nº9.321/2019), Cartografia Histórica e Geodésia (cartas e fotos aéreas provenientes de Levantamentos Aerofotogramétricos e também as monografias dos Marcos Geodésicos implantados no município), Cadastro Fiscal Imobiliário (informações cadastrais e georreferenciadas do lote), Estudo de Impacto de Vizinhança, Cobertura Vegetal e Planta Genérica de Valores, além de camadas como Áreas Públicas, identificação de loteamentos e condomínios, existência ou não de diretriz viárias nas vias, entre outras camadas, todas disponíveis para serem baixadas e utilizadas em estudos e pesquisas acadêmicas, por exemplo, no link.
Com a pandemia, foi criado o tema Consulta para atendimento técnico, que facilitou o atendimento online possibilitando a consulta rápida e evitando o atendimento presencial.
“A ferramenta oferece transparência, agilidade e facilidade de acesso às informações municipais, contribuindo para reduzir os trâmites de muitos processos e até mesmo a necessidade de que o munícipe se dirija ao Paço Municipal, pois as consultas podem ser realizadas on-line e totalmente gratuitas”, conclui Paula.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)