TVTEC Jundiaí | https://tvtecjundiai.com.br

Governo de SP vai diminuir intervalo entre doses da Pfizer quando receber mais vacinas

Publicada em 19/08/2021 às 09:32

O governo de São Paulo afirmou nesta quarta-feira (18) que vai reduzir o intervalo de aplicação entre as duas doses do imunizante contra a COVID-19 da Pfizer para 21 dias assim que receber mais vacinas do governo federal.

Mais cedo, o Ministério da Saúde anunciou que prevê reduzir o espaçamento da Pfizer, que hoje é de 90 dias, para 21 dias. A medida começa a valer a partir de setembro.

Nesta terça-feira (17), o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o governo federal assegure ao estado de São Paulo a remessa das vacinas da Pfizer necessárias à imunização complementar de quem já tomou a primeira dose da vacina.

Frasco de vacina da Pfizer — Foto: Thayna Polin/Prefeitura de Bauru

O ministro atendeu em parte a um pedido do governo estadual, que acionou o Supremo por alegar ter recebido 228 mil doses a menos da Pfizer do que o percentual a que São Paulo teria direito. O Ministério da Saúde nega que a mudança de critério represente prejuízo para o estado.

Outros estados e cidades já adotaram a redução de intervalo com o objetivo de ampliar a proteção da população, tendo em vista a ameaça com o avanço da variante delta. Na capital paulista, medida passou a ser adotada nesta segunda-feira (16) na “xepa” de doses remanescentes.

“São Paulo vai seguir a recomendação da redução do intervalo das doses da vacina da Pfizer. Os nossos técnicos entendem que é possível reduzir o intervalo. Aliás, como estabelece o próprio fabricante, que atesta a eficácia e a segurança da vacina em um prazo bem inferior aos 90 dias que têm sido praticados no Brasil”, afirmou o governador João Doria.

Após negar antecipação de segunda dose das vacinas com base em estudos, o governo de São Paulo passou a admitir a possibilidade no final de julho.

O estado começou nesta quarta a imunizar contra a COVID-19 adolescentes com comorbidades. A vacina da Pfizer é a única autorizada pela Anvisa no Brasil para este público.

Segundo a coordenadora do programa estadual de imunização, Regiane de Paula, é necessário que mais doses sejam entregues para que o calendário avance e a segunda dose possa ser antecipada.

“Esperamos do Ministério da Saúde mais doses para que possamos avançar na população adolescente. Vamos vacinar todos os adolescentes. Precisamos que nos encaminhe doses da vacina da Pfizer para que a gente possa antecipar a segunda dose, como está previsto da bula da vacina”, afirmou.

(Fonte: G1/Imagem: Thayna Polin-Prefeitura de Bauru)


Leia mais NotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/2021/08/19/governo-de-sp-vai-diminuir-intervalo-entre-doses-da-pfizer-quando-receber-mais-vacinas/

Apoio