Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Bem-estar: prevenção à obesidade infantil desenvolve ações educativas

Publicada em 28/08/2017 às 10:27

Criar uma geração mais saudável e ativa, visando o bem-estar e melhor qualidade de vida especificamente para as crianças que estudam na rede municipal de ensino. Meta do Plano de Governo do prefeito Luiz Fernando Machado, contribuindo dessa forma para a criação de gerações mais saudáveis, a proposta de se trabalhar o enfrentamento da obesidade infantil reúne profissionais especializados das Unidades de Gestão de Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Promoção da Saúde, Agronegócio, Abastecimento e Turismo, além da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Escola Superior de Educação Física (Esef) de Jundiaí. É o Programa de Prevenção à Obesidade Infantil.

Alunos conferiram legumes e verduras da barraca Produtor na Praça: o aprendizado colocado em prática

Com esta proposta foi realizada durante toda a manhã deste sábado (26), na Emeb Profª. Judith Almeida Curado Arruda (bairro Cidade Nova), uma série de atividades para a conscientização sobre a importância de se ter hábitos de alimentação equilibrados e ricos em nutrientes, aliados à atividade física: aula de zumba, jogos colaborativos, ginástica laboral, música, degustação de chás detox; camomila e hibisco – preparados pelas profªs. Elisângela Cajuela e Janine Carolla -; e para refrescar muita melancia! Tudo acompanhado pela supervisora pedagógica Kelli Cristina Cândido de Lima. E o mascote Uva Saudável, na presença da profª. Emília Aparecida da Silva dos Anjos.

LEIA TAMBÉM:
Rede TVTEC: inovação e empreendedorismo com força jovem

Diretora da unidade educacional onde surgiu o projeto-piloto junto a mais duas escolas de período integral, a profª Isabel Cristina Larios Trinca conta que para a atividade deste sábado estiveram envolvidos mais de 70 profissionais de setores variados. “A nossa escola foi criada no ano de 200 e desde então vem crescendo para atender com muita qualidade as 682 crianças que aqui estudam. A proposta para se prevenir a obesidade infantil faz toda a diferença na vida dos alunos, ensina desde cedo para as crianças o que é ter uma alimentação correta, começando desde os pequenos hábitos. O que se construído em cada detalhe, com muito critério, seriedade e carinho, jamais se esquece.”

Mamães participaram de variadas atividades colaborativas por uma vida mais saudável

A vice-diretora Mariana Regina Rossini Fonseca completou: “a presença e participação dos pais nas atividades junto com os filhos são decisivas para o resultado positivo das ações. A integração se faz presente, o que se verifica diariamente na rotina da nossa escola. Os pais são receptivos e muito atuantes”.

Beatriz Cristina Ferreira (11), Renan Felipe Sousa Amaral e Guilherme Pereira oliveira, ambos com 10 anos, estudam na mesma série e acham “muito legal” tudo o que estão aprendendo. Juntos afirmaram que é muito bom ter saúde, poder praticar esportes, saborear alimentos fresquinhos e bem cuidados. “O nosso corpo fica bem melhor!”. Responsável pela realização dos jogos colaborativos, os profs. Vilmar Gabriel Basso, Fábio César Barbosa e Elisete Cristina Piedade consideram que “é muito válido trazer os pais para a rotina escolar, é perfeito. Hoje escolhemos para este encontro, atividades físicas de forma lúdica onde todos podem participar e aprender.”

A engenheira mecânica Bárbara De Marchi é mãe da Giovanna e declara prestigiar sempre as atividades na escola. “Gosto do trabalho aqui realizado; viemos de São Bernardo do Campo morar em Jundiaí onde já existia um trabalho parecido. Aqui é bem diferente, sentimos que as crianças aprendem com muita segurança, até ensinam os pais. A proposta é excelente.”


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/08/28/bem-estar-prevencao-a-obesidade-infantil-desenvolve-acoes-educativas/

Apoio