Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Saúde: Polytheama recebe 1,2 mil pessoas para discutir suicídio

Publicada em 31/08/2017 às 21:22

O prefeito Luiz Fernando Machado destacou nesta noite, ao abrir o 2º Encontro de Valorização da Vida – Suicídio: Epidemia Calada, no Teatro Polythema, a uma plateia de 1200 pessoas que lotou o auditório, frisas e camarotes, o ineditismo e a proporção adquirida pelo evento. “O ano passado foi realizado na Câmara, este ano no Polytheama. Para o ano que vem precisamos pensar num lugar maior”, destacou, agradecendo a presença das pessoas que se interessaram pelo assunto. “É preciso falar, discutir assuntos como esse tidos como tabu”, disse.

ASSISTA O EVENTO NA ÍNTEGRA

Casa lotada: o interesse das pessoas pelo assunto surpreendeu

“Um governo, uma administração não deve achar que seu legado sejam pontes e viadutos quando há pessoas dormindo embaixo das pontes e viadutos. Nós estamos tratando e continuaremos a tratar de questões como essa, tabus, que precisam ser quebrados. E se uma só vida se salvar por nosso trabalho, podemos nos dar por felizes”, afirmou o chefe do Executivo, depois de saudar as autoridades presentes e parabenizar os organizadores do evento.

Cartilha

O primeiro a falar durante o evento, foi o psicólogo Alexandre Moreno Sandri. Ele foi o organizador, com o grupo dos servidores da Saúde Mental que coordena, da Cartilha de Prevenção do Suicídio de Jundiaí. Pela primeira vez uma publicação do gênero é oferecida, estrategicamente, às autoridades da área com dados concretos: na cidade, 20 pessoas por anos ceifam a própria vida e a maioria está no grupo de homens de 29 a 40 anos.

Luiz Fernando: evento deixa um legado verdadeiro para a cidade

Para além das estatística, o especialista lembrou que o acolhimento, a escuta atenta e a legitimação da demanda da pessoa fragilizada são os caminhos apontados para aliviar o sofrimento. Segundo ele, é preciso escutar e estar junto com essa pessoa no sofrimento. “São as melhores e mais delicadas ofertas que se pode fazer e sem dúvida as mais eficazes”, explicou. Por fim, para encerrar, lembrou de uma máxima da Psiquiatria, para apontar a necessidade da discussão sobre o suicídio. “O ato surge quando falta a palavra”.

Especialista

A palavra do médico piquiátra Fernando Fernandes, que tratou do suicídio no âmbito das redes sociais, focando a série 13 Reasons Why e o polêmico jogo da Baleia Azul, foi a mais aguardada da noite. “O passo fundamental para se lidar com um suicida é ouvir”, declarou ele. “Ajudar os outros é lidar com sua própria impotência.”

VEJA TODAS AS FOTOS DO EVENTO

Além disso, o médico declarou que “pessoas que um dia pensaram em se matar e não se mataram podem trazer algo útil para quem pensa em se matar”. Para o psiquiatra, a visibilidade que a série 13 Reasons Why trouxe ao tema fez com que ele fosse discutido como nunca antes.

LEIA TAMBÉM:
Saúde: público busca respostas no 2º Econtro de Valorização da Vida

Compuseram a mesa de debate também o coordenador regional do CVV, Sérgio Antônio Batista; a professora Clara Magalhães, do Centro Paula Souza; a jornalista Heloísa Gama Alves, assessora da Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo de São Paulo; a psiquiatra Maria Cristina Ramos Stefano, autora do livro “Suicídio: Epidemia Calada”; e o major Hugo Araújo dos Santos, que abordou a negociação em ocorrências policiais com suicidas. Além da superintendente da Rede TVTEC e Fundação Televisão Educativa (FTVE), jornalista Mônica Gropelo, que mediou as palestras.

Mesa de palestrantes trouxe diferentes olhares ao público presente no Polytheama


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/08/31/polytheama-suicidio/

Apoio