Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Saúde: São Paulo é o segundo Estado com mais menções a suicídio nas redes sociais

Publicada em 11/09/2017 às 14:13

O Estado de São Paulo é o segundo com mais menções a suicídio em redes sociais no território brasileiro, com 17,9%, segundo dados da agência nova/sb, por meio do blog Comunica Que Muda (CQM).

Os autores capturaram 1,2 milhão de menções sobre suicídio entre os meses de abril e maio de 2017 nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube). Durante o período, os destaques foram números expressivos de comentários sobre o crime virtual da Baleia Azul e a série “13 Reasons Why”, o que fez o tema alcançar seu ápice de buscas no Google dos últimos cinco anos.

VEJA O DOSSIÊ COMPLETO DA NOVA/SB SOBRE O SUICÍDIO

O Estado com o maior número de menções ao suicídio nas redes é o Rio de Janeiro, com 27,5%. Outros também chamam a atenção, como Minas Gerais (9,9%), Pará (5,6%), Rio Grande do Sul (5,5%) e Santa Catarina (4,8%). No geral, o jogo Baleia Azul ocupou a maior parte das menções, com 59,9%. A série “13 Reasons Why”, ficou com 26,6%. As menções sobre depressão somaram 7,7%, enquanto os comentários intolerantes em relação ao suicídio ficaram com 4,1%. Outros assuntos somaram 1,7%.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, ou uma a cada 45 minutos, o que faz do país o oitavo com mais suicídios do planeta. No Brasil, os idosos apresentam as maiores taxas, com oito suicídios para cada 100 mil habitantes, segundo dados do Mapa da Violência. A causa mais comum, com aproximadamente 70% dos suicídios nessa fase, é a depressão, muitas vezes não diagnosticada ou tratada inadequadamente. Psicoses e abuso de drogas, principalmente o álcool, também estão entre os motivos mais frequentes.

LEIA TAMBÉM:
Saúde: Jundiaí promove Semana de Valorização da Vida

“Entretanto, é entre os jovens que as taxas apresentaram o maior crescimento, de 2002 a 2012, o que preocupa bastante. Ninguém é culpado por um suicídio. Ele não é previsível, mas pode ser prevenido. O suicídio tem sido tabu por um longo tempo e as taxas continuam crescendo”, declara a coordenadora-geral do Comunica Que Muda, Bia Pereira.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/09/11/saude-sao-paulo-e-o-segundo-estado-com-mais-mencoes-a-suicidio-nas-redes-sociais/

Apoio