Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Esporte: 20ª edição do FRETE reúne 40 atletas da Região

Publicada em 16/09/2017 às 17:24

Nem o banho de mangueira esfriou a animação dos atletas que participavam da 20ª edição do FRETE (Festival Regional Especial de Tênis), evento que reuniu nas quadras de tênis do Bolão aproximadamente 40 participantes com deficiência intelectual, vindos de Jundiaí, Itupeva e Mogi das Cruzes.

O campeonato é montado de acordo com as habilidades de cada atleta

A professora de educação física, Maria Teresa Leitão, coordenadora de tênis do Peama, explicou que as equipes foram separadas em masculina e feminina, e as duplas escaladas para as disputas foram montadas de acordo com a habilidade de cada um. “Nossos atletas têm entre 14 e 61 anos e o torneio de hoje, que já existe há 20 anos, foi montado de acordo com os padrões da Special Olympics, que é um movimento internacional de esportes para pessoas com deficiência intelectual”, explica Teresa.

LEIA TAMBÉM
Cidades: Prefeitura dá início à Conferência da Igualdade Racial

A Special Olympics contabiliza, em todo o mundo, mais de 5 milhões de atletas com deficiência intelectual e que participam de suas atividades em 180 países, em 22 modalidades esportivas. “Em novembro, teremos aqui em Jundiaí os Jogos Estaduais da Special Olympics, com apoio da Prefeitura e ESEF, e já temos cerca de 300 atletas de todo o Estado confirmados”, ressaltou a professora, lembrando que as atividades serão limitadas aos segmentos praticados pelos atletas paulistas. “As modalidades serão: atletismo, natação, bocha, tênis de mesa, tênis de campo, ginástica rítmica e águas abertas.”

A coordenadora de tênis do Peama, Maria Teresa Leitão, lembrou que o evento seguia os parâmetros de competição da Special Olympics

Ajuda mútua

Tania Rosolem, voluntária do Peama e responsável pelas famílias da Special Olympics, conta que chegou ao Bolão às 7h, junto com as mães voluntárias Kelly e Elaine, para preparar a recepção dos atletas ao local. “Cada atleta é orientado a trazer um lanche comunitário e montamos uma mesa para que todos possam comer e estar devidamente abastecidos para participar das partidas”, contou. Mãe da atleta Camila Rosolem, ela conta que a filha é sempre uma das mais animadas do grupo. “Mas ela sente muito pelo outro. Acabou de ganhar a partida e veio chorar comigo porque não gostou de ver a amiga que disputou com ela perder o jogo.”

Quanto aos cuidados com os participantes, ela revela que o grupo todo já se conhece há tanto tempo que um ajuda a cuidar do outro. “Hoje, por exemplo, nem todas as mães estão presentes, então as que vieram ajudam a cuidar de todos como se fossem seus próprios filhos. E é como a gente se sente mesmo: uma grande família”, conclui.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/09/16/esporte-20a-edicao-do-frete-reune-40-atletas-da-regiao/

Apoio