Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Economia: Etec Best obtém uva especial para vinificação

Publicada em 19/09/2017 às 17:19

Por Pedro Fávaro Jr.

Alunos da Etec Best (Escola Técnica Benedito Storani) de Jundiaí realizaram nesta terça-feira, 19, a colheita de inverno de 100 quilos de uva Shiraz – tipo de fruta que permite produzir vinhos profundos e encorpados, com aromas extraordinários. A uva produzida no verão, em razão da grande quantidade de chuvas, tem sempre um teor muito baixo de açúcar. “Há dez anos, quando sugerimos a produção dessa uva aqui ninguém acreditou na possibilidade. A colheita de hoje mostrou que isso é possível e muito mais, porque a uva colhida é de altíssima qualidade”, informa Eduardo Alvarez, gestor do Agronegócio, Abastecimento e Turismo do Município de Jundiaí. “A Shiraz colhida tem 24 de brix (teor de concentração de açúcar)”, acrescenta.

Responsável pela implantação do curso técnico em Viticultura e Enologia da Etec Best, Alvarez contou que a uva colhida foi enxertada há dois anos e esta foi a primeira colheita de inverno após a poda verde em março. “Faz-se isso para que a uva seja colhida em setembro, com uma qualidade melhor para a vinificação, com maior concentração de açúcar. A uva obtida aqui superou todas as expectativas”, comemora o especialista.

A Shiraz colhida em Jundiaí produzirá vinho extraordinário

LEIA TAMBÉM:
Educação: estudantes podem se inscrever para concorrer a vagas remanescentes do Fies

Explicou que o vinho fermenta naturalmente no açúcar da própria uva, quando o brix é alto, e chega a 14 graus de teor alcoólico. “Só se consegue vinhos assim no Chile e Argentina. Nós provamos que podemos ter aqui uma uva espetacular para a vinificação”, completa.

Alvarez acredita que a qualidade será ainda superior pelo fato de a uva ter sido processada logo após a colheita e ser colocada para fermentar em seguida. As videiras de Shiraz foram enxertadas faz dois anos, dentro da Etec Best. Estarão no auge de seu potencial produtivo em quatro anos. “Mas o que registramos aqui é que a cidade tem potencial para ter uma das melhores uvas de vinho do País e, em consequência, os melhores vinhos”, comenta o gestor.


Leia mais DestaqueNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/09/19/economia-etec-best-obtem-uva-especial-para-vinificacao/

Apoio