Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cultura: fim de semana de ‘Encontros Literários’ e ‘Conexão Cultural’

Publicada em 23/09/2017 às 11:40

Sala dos Relógios recebe a 3º Festa de Histórias pelos Encontros Literários

A programação cultural da cidade neste fim de semana traz a continuação das ações dos programas “Encontros Literários” e “Conexão Cultural”, além dos horários estendidos de abertura ao público, das 9 às 16 horas, deste sábado (23) e domingo (24), no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, na Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes” e no Museu da Cia. Paulista.

Pelo programa “Encontros Literários”, a Sala dos Relógios do Complexo Fepasa recebeu, nesta sexta-feira (22) e recebe sábado, a 3.ª Festa de Histórias. Em parceria com a Cia. na Ponta da Língua, a programação difunde a arte de contar histórias e debate o oficio do contador, e para participar, os interessados devem se inscrever no telefone (11) 4522-4727 e retirar os ingressos gratuitos na Unidade de Gestão de Cultura, que fica na avenida União dos Ferroviários, 1760, Complexo Fepasa.

LEIA TAMBÉM
Complexo Fepasa recebe seminário sobre gestão cultural na quinta (28)
Encontro de Corais de Jundiaí está com inscrições abertas

A programação da sexta-feira começou às 19 horas, com abertura oficial, seguida das participações de Giba Pedrosa e Helena Ritto (Quintal da Cultura), às 19h30, e coquetel às 20h30. Já neste sábado, o programa começa com Roda de Prosa, um bate-papo com histórias de Regina Machado, Kelly Orasi e Paulo Freire, e mediação de Diana Beatriz.As inscrições devem ser feitas online.

A programação segue às 14 horas com apresentação do Coral Divino Infantil; às 14h30, com Kelly Orasi e Marcos Coin; às 15 horas, com Cris Miguel (Baú de Histórias da TV Cultura); às 16 horas, com Regina Machado; às 16h30, com Paulo Federal; às 17 horas, com Mafuane Oliveira. Das 17h30 às 18h30, está marcada uma roda de histórias voluntária, e programação segue às 19 horas, com Paulo Freire; às 19h30, com Diana Beatriz; e encerra-se com “Na Ponta da Língua”, às 20 horas.

Também pelos “Encontros Literários”, neste sábado, até 16 horas, o calçadão da rua Barão de Jundiaí e os jardins do Solar recebem um Varal de Poesias. Intervenção irá contar com a participação dos autores das academias literárias da cidade, que irão pendurar textos de sua autoria em varais para compartilhá-los com a população.

Em continuação à grafitagem iniciada pelo Conexão Cultural no Terminal Eloy Chaves, o muro de cerca de 70 metros localizado em frente ao terminal receberá a mesma intervenção artística, neste sábado, até 17 horas. A ação conjunta das Unidades de Gestão de Cultura e de Mobilidade e Transporte foi batizada de “Sopa de Letras” e contará com a participação de cerca de 40 grafiteiros, profissionais e amadores, e músicos.

Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão
Além do Varal de Poesias no calçadão da Barão e nos jardins do Solar, recentemente revitalizados e com novo projeto paisagístico, o Museu também traz como destaque a exposição “Memórias, ofícios e saberes dos trabalhadores”, que conta a história dos trabalhadores envolvidos nas principais atividades econômicas fortalecidas na cidade.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, e seus telefones para contato são 4521-6259 e 4586-8414.

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
Além de sua mostra permanente, a Pinacoteca traz a exposição “Cores e Formas”, da artista plástica Alice Vilhena, com telas em que, através de técnicas de luz e sombra sobre formas quadriculadas e listradas, a artista trabalha com volume e reflete seu percurso e estilo artísticos.

Outros destaques da Pinacoteca são os quadros em óleo sobre compensado marítimo “Ressurreição de Lázaro”, “Via Crucis”, “Pietá”, “Cristo” e “São Francisco” do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin, recentemente restaurados.
A Pinacoteca fica na Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e o telefone para contato é (11) 4586-2326.

“Brechas: danos e certezas”, exposição coletiva de 24 artistas da região

Teatro Polytheama e Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani
O Teatro Polytheama segue com a sua programação regular para o mês de setembro. A bilheteria para os espetáculos ficou aberta na sexta-feira (22), das 13 às 17 horas, e neste sábado (23) e domingo (24), das 14 às 17 horas. Como há espetáculos nas três noites, a bilheteria estende seu funcionamento até o início de cada apresentação para venda exclusiva dos respectivos espetáculos.

A programação do fim de semana e toda a agenda cultural da cidade podem ser consultadas no Aplicativo Jundiaí, ferramenta que facilita o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura, e fica disponível para ser baixado no site.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/09/23/cultura-fim-de-semana-tera-encontros-literarios-e-conexao-cultural/

Apoio