TVTEC: inovação, a palavra de ordem na formatura de primeiras turmas
A Rede TVTEC – primeira escola municipal gratuita do País em tecnologia digital e produção audiovisual, em convênio com o Centro Paula Souza – entregou nesta sexta-feira (29), certificados a 42 formandos nas turmas de Assistente de Produção Visual e Edição de Vídeos para Redes Sociais. A cerimônia, no Beco do Michael Jackson, foi prestigiada pelo prefeito Luiz Fernando Machado, pela superintendente da Rede TVTEC e da Fundação Televisão Educativa (FTVE), Mônica Gropelo, pelo gestor de Inovação e Relação com o Cidadão, Thiago Maia Pereira, pela coordenadora técnica do Centro “Paula Souza”, professora Clara Magalhães e por Luiz Felipe D’Avila, fundador do Centro de Liderança Pública, uma organização sem fins lucrativos.
LEIA TAMBÉM:
TVTEC: inscrições para três cursos abrem quarta-feira (4)
CONFIRA TODAS AS FOTOS DA FORMATURA DA TVTEC
A formatura foi aberta com um breve pronunciamento da jornalista Mônica Gropelo. A superintendente da TVTEC lembrou que a quebra de paradigmas do setor começou a ser discutida durante a campanha eleitoral. “A proposta era a de criar um ambiente capaz de devolver o protagonismo ao cidadão, fazendo do serviço público representado pela emissora um caminho de aproximação entre os munícipes e o poder público”, explicou. “A ideia era tirar a tevê pública do confinamento, fazer com que ela se conectasse efetivamente com a internet, com as redes sociais e, portanto, com a população, recuperando a vocação de serviço público”, completou.
A jornalista – que já respondeu pela TVE em outra oportunidade – lembrou que essa transformação era um sonho. “E o sonho só se viabilizou pelo apoio e confiança dada a nós, a mim e à equipe toda, pelo prefeito Luiz Fernando Machado”. Segundo ela, o apoio permitiu ainda criar novas frentes inovadoras de trabalho, com produtos agregados: a TVTEC passou a produzir vídeos institucionais reduzindo as despesas do município na área; passou a ter um canal de TV UHF com o convênio feito com a Câmara Municipal; tem presença destacada nas redes sociais e na mídia convencional e, agora, é formadora de mão-de-obra com as oficinas em parceria com o Centro “Paula Souza”.
O prefeito reiterou tratar-se de um momento de inovação na vida da cidade. “De verdade é um sonho realizado, pelo que cumprimento a todos os servidores públicos que abraçaram a ideia, o desejo de transformar esse ambiente num lugar atrativo para as pessoas, capaz de transformar a vida delas”, discorreu o chefe do Executivo. “O mais gratificante é ver isso acontecendo. É perceber que aqui estão se formando pessoas de todas as idades, jovens e idosos”, emendou. Na avaliação do prefeito, a quebra de paradigma, a inovação de conceito acabou com a degradação que vinha se ampliando e tornou presente um ambiente novo. “Vocês, alunos, são vencedores”, disse Luiz Fernando que anunciou novos cursos na TVTEC. (LEIA AQUI)
Criador do Centro de Liderança Pública, Luiz Felipe D’Ávila disse que a formatura dos alunos da Rede TVTEC apontava para muitos ensinamentos. Um deles e o principal é o de que é possível inovar na gestão pública, especialmente na indústria de mídia, fazendo melhor uso dos recursos. “Aqui, vocês estão criando um modelo para todo o resto do país. Eu não tinha visto ainda iniciativa semelhante”, ponderou.
Antes de se passar à entrega dos certificados aos alunos, a professora Clara Magalhães lembrou da cerimônia de inauguração da TVTEC e da fundação. “Não faz muito tempo estive aqui para ajudar a lançar as sementes. E como representante do Centro Paula Souza estou muito feliz, porque hoje estou vendo os frutos e a colheita é muito boa”, disse passando a palavra ao diretor de Teleducação da TVTEC, Hilário Pereira, para que a fossem entregues os certificados aos alunos.
Para o gestor de Inovação Thiago Maia Pereira, o evento marcou um grande avanço no ensino técnico da cidade. “Quebramos o paradigma de que a tevê educativa tem que ser estática, mudamos o conceito, prestamos um serviço efetivamente público às pessoas, demos protagonismo a elas, cidadãos e cidadãs, e isso é um ganho para toda a população e tudo isso está relacionado ao olhar da jornalista Mônica Gropelo e ao apoio do prefeito Luiz Fernando Machado”, disse.