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Economia: Jundiaí retoma ligação por trens com Porto de Santos até 2018

Publicada em 06/10/2017 às 12:08

Por Pedro Fávaro Jr.

Jundiaí prepara-se para retomar o transporte ferroviário de contêineres para o Porto de Santos, paralisado desde 2012. A informação foi confirmada pelo prefeito Luiz Fernando Machado recentemente, em café da manhã com empresários franceses da L’Occitane, companhia da área de embalagens para cosméticos. Nesta sexta-feira (6), o economista Messias Mercadante, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, informou que o processo está em vias de se concretizar. “Estamos na fase final de assinatura do Termo de Compromisso com MRS Logística, concessionária do serviço. Ela vai operar o que estamos chamando aqui de Terminal Multimodal Ferroviário (TMF)”, adiantou Mercadante. A operação deve ser retomada até o final deste ano.

Cada trem levará 21 vagões, que transportam a carga de até 50 caminhões

O gestor de Desenvolvimento Econômico aponta a reabertura do chamado terminal como parte da política municipal de atrair, fixar e facilitar a instalação e o desenvolvimento de empresas em Jundiaí, com o objetivo primordial de criar novos empregos e ampliar a arrecadação. “A cidade já é privilegiada do ponto de vista de localização, entre Campinas e São Paulo, o maior pólo de desenvolvimento do Estado”, avalia Gilson Pichioli, diretor de Fomento à Indústria na unidade de gestão de Mercadante.

Entre os benefícios apontados por Pichioli, estão o fato de o transporte por via férrea reduzir a possibilidade de sinistros, baixando o preço dos seguros das cargas; custo do frete mais atrativo; e a ligação direta com o Porto de Santos possibilitar, além de os contêineres viajarem sempre carregados, um período curto de armazenagem. “As empresas da cidade e de toda a região, que importam ou exportam produtos, terão com o terminal uma logística diferenciada, facilitadora que será, sem dúvida, um atrativo possibilitador de novos empregos e arrecadação”, estima Pichioli.

O executivo informa ainda que o terminal deve funcionar em cerca de 160 mil m² de terreno, parte de área cuja concessão foi outorgada pelo Governo Federal à MRS.  A operação do TMF está ​​localizada próxima ao Viaduto “Sperandio Pelicciari”, na margem direita da pista sul (sentido Campo Limpo Paulista) da Avenida “Frederico Ozanam”.

Estudo da MRS, divulgado no início deste ano, previu o início da operação para o final de 2017. No mesmo documento, estima-se que ela comece com o transporte em quatro trens semanais, sendo dois no sentido Jundiaí-Porto de Santos e outros dois no sentido oposto. Cada trem levará 21 vagões, que transportam a carga de até 50 caminhões. “Isso não vai acarretar nenhum problema para o tráfego da região porque o transporte na avenida não será feito nos horários de pico do trânsito”, pondera Pichioli.


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