Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Economia: gestor de finanças apresenta Plano Plurianual em audiência na Câmara

Publicada em 10/10/2017 às 11:15

 

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, apresentou a proposta de Plano Plurianual para o período 2018-2021 em audiência pública, nessa segunda-feira (9), na Câmara Municipal. Participaram os vereadores e também os gestores da Prefeitura de Jundiaí.

Durante a apresentação, o gestor ressaltou que o PPA foi elaborado de forma conservadora, uma vez que é importante que as despesas caibam dentro da arrecadação e, desta forma, não comprometam a capacidade do Município de investir e de honrar os seus compromissos financeiros, como aconteceu na gestão passada. “A economia nacional encolheu 9% nos últimos três anos, algo nunca antes visto. Por isso a necessidade de manter a cautela na elaboração do PPA”, pontuou Parimoschi.

LEIA TAMBÉM
Finanças apresenta metas fiscais do 2º quadrimestre de 2017

Outro fator relevante mencionado durante a apresentação foi o aumento da despesa com pessoal, que representava 35,78% da Receita Corrente Líquida em 2012 e atualmente chega a 46%, um aumento de dez pontos percentuais. “A capacidade de investimento do Município foi estrangulada por conta do aumento das despesas de custeio. Estamos trabalhando para retomar o equilíbrio financeiro, que sempre foi uma marca de Jundiaí”, acrescentou Parimoschi.

Parimoschi explicou como é formado o Orçamento de Jundiaí e elencou as previsões de arrecadação para o ano que vem, especialmente das receitas mais importantes como, por exemplo, o ICMS. “Em 2017, Jundiaí perdeu 3,8% no índice de participação da fatia repassada pelo Estado. Para 2018, a perda será de 2,8%. Isso é muito preocupante porque são recursos que sustentam as políticas públicas principais ligadas às áreas de saúde, educação, transporte, serviços públicos etc”, destacou.

Após explicar as questões financeiras, o gestor informou sobre os investimentos previstos no PPA 2018-2021 para as áreas de esportes e lazer, ciência e tecnologia, infraestrutura urbana, mobilidade, entre outras. “É importante destacar que 95% do Plano de Metas está em linha com o Plano de Governo do prefeito Luiz Fernando Machado”, afirmou.

Ao final da apresentação, os gestores da Prefeitura responderam às dúvidas dos vereadores presentes à audiência. O PPA deve ser aprovado pela Câmara Municipal até o dia 23 de dezembro.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/10/10/economia-gestor-de-financas-apresenta-plano-plurianual-em-audiencia-na-camara/

Apoio