Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Tecnologia: Aplicativo descobre chupa-cabra oculto

Publicada em 10/10/2017 às 14:17

notícia não é nova, mas vale a pena divulgar: existe agora um aplicativo que detecta o sinal de dispositivos tipo chupa-cabra com bluetooth. O chupa-cabra é um leitor de cartões de crédito e de débito que grava as informações disponíveis nele e também a senha digitada pelo dono. Vários modelos são equipados com transmissor de dados Bluetooth, que pode ter alcance de até cem metros em locais sem obstáculos. A empresa Spark Fun, desenvolveu o aplicativo por sugestão da polícia do Estado americano do Oregon, onde ladrões estão instalando chupa-cabras desse tipo em bombas de combustível. Segundo o professor e perito Deivison Franco, já houve a apreensão de vários desses dispositivos no Brasil.

Codificação

A parte principal da detecção é naturalmente deixar o Bluetooth ligado e verificar a existência de sinais nas redondezas. O aplicativo procura por um identificador chamado “HC-05”. Esse é o identificador de um dos chips de chupa-cabra mais populares. Assim que o aplicativo encontra um dispositivo com essa identificação, ele tenta se conectar com a senha padrão, que é 1234. Depois disso, o app envia a letra ‘P’ ao dispositivo conectado. Se ele responder com ‘M’, provavelmente existe um chupa-cabra com bluetooth nas proximidades.

Isso só é possível porque esse fabricante de chips nunca muda os dados de acesso. A SparkFun conseguiu com a polícia três aparelhos para os testes e todos continham o mesmo ID e a mesma senha. A letra ‘P’ corresponde a um comando que o chupa-cabra reconhece e também sempre responde com a letra ‘M’, o que é provavelmente um código de status do equipamento.

O aplicativo pode ser baixado neste endereço da PlayStore:

https://play.google.com/store/apps/details?id=skimmerscammer.skimmerscammer&hl=en

 

Fonte: PAULO BRITO notícias, alertas, opinião


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/10/10/tecnologia-aplicativo-descobre-chupa-cabra-oculto/

Apoio