Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Educação: professores da Rede Municipal aprendem horticultura

Publicada em 11/10/2017 às 10:28
 Por Pedro Fávaro Jr.

Nesta quarta-feira (11), 300 professores e professoras do Ensino Fundamental de Jundiaí vão aprender técnicas de horticultura, na Horta do Projeto Vale Verde, na Etec Best (Escola Técnica Benedito Storani). Estarão divididos em duas  turmas de 150 pessoas, para treinamentos práticos das 8 às 11 horas) e das 14 às 17 horas.

Instrutor fala de técnicas de irrigação e plantio para professores e professoras do Ensino Fundamental de Jundiaí

Os professores vão vão aprender técnicas de horticultura porque atenderam o chamado do gestor do Agronegócio, Abastecimento e Turismo do Município de Jundiaí, Eduardo Alvarez, que se entusiasmou com o projeto de prevenção da obesidade infantil da Unidade de Gestão de Educação em Jundiaí e lançou um convite aos servidores para um treinamento em horticultura. “Esperava uma adesão tranquila, de umas 40 pessoas”, conta . “Só que 300 professores se inscreveram, para a minha surpresa”, completa, informando que já fizeram as aulas teóricas.

Nesta quarta, monitorados por 20 alunos, três professores e agrônomos da Etec Best, os professores vão aprender técnicas de horticultura, como por exemplo, cultivar tomates em vasos, temperos em hortas suspensas e técnicas de compostagem. “E muitas outras coisas porque nos empenhamos bastante para que não seja apenas mais um curso na vida desses professores, mas seja algo que os motive e ajude nessa direção da prevenção à obesidade”, explica Alvarez. O aprendizado prático se dará em visitas a oito estações instaladas na horta da Etec Best, com paradas de dez minutos cada.

Sempre à frente

Responsável pela implantação do curso técnico em Viticultura e Enologia da Etec Best, Alvarez recentemente coordenou a colheita de inverno de 100 quilos de uva Shiraz – tipo de fruta que permite produzir vinhos profundos e encorpados, com aromas extraordinários, em razão do seu alta concentração de açúcar (24 de brix). O fato honra a tradição de Jundiaí, de Terra da Uva, onde foi criada a Niagara e de onde uvas finas seguiram e chegaram ao vale do Rio São Francisco.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/10/11/educacao-etec-best-ensina-horticultura-a-professores/

Apoio