Saúde: Jundiaà passa de 112 mil vacinados contra febre amarela
Por Pedro Fávaro Jr.
Na batalha de prevenção contra a febre amarela, Jundiaà passou hoje de 112 mil pessoas vacinadas nesta quarta-feira (11), no meio do maior surto da doença, desde que começou a ser enfrentada na sua forma viral aguda, nos primórdios do século 20. O trabalho enérgico e eficaz de acompanhamento e prevenção contra a febre amarela é realizado pela Vigilância Epidemiológica e pela Seção de Zoonose e merece destaque. A vacinação continua, nos postos e locais alternativos.
O fenômeno foi detectado com a morte de um macaco, na região norte de JundiaÃ, em agosto, oportunidade em que Vigilância Epidemiológica e Zoonoses montaram um cinturão de segurança nos locais mais vulneráveis, os bairros de Corrupira, Jundiaà Mirim, Rio Acima e Champirra e houve vacinação contra a febre amarela casa a casa, sÃtio a sÃtio na zona rural. Os dois setores já monitoravam a movimentação da doença a partir de estudo da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Em JundiaÃ, não houve qualquer registro de vÃtima humana da febre-amarela. Contudo, no PaÃs, de janeiro a junho deste ano, houve a notificação de 3.157 casos suspeitos da doença e 257 mortes confirmadas pelo Ministério da Saúde. O estados que mais registraram mortes decorrentes da febre amarela silvestre foram todos da região Sudeste. A Vigilância Epidemiológica e a Zoonoses locais acompanham o fenômeno desde quando começou a vir até nós, dos estados do EspÃrito Santo e do Sul de Minas Gerais.
LEIA TAMBÉMÂ
Saúde: UBS Morada das Vinhas vacina contra febre amarela sábado (14)