Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Saúde: Funss apoia Outubro Rosa com segunda Oficina de Turbantes

Publicada em 16/10/2017 às 14:40

 

Ariane e Ângela: filha e mãe na oficina gratuita

A presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Vanessa Machado, garante que o Funss abraçou a Campanha Outubro Rosa com a proposta de resgatar a autoestima e a valorização pessoal. Para tanto, realizou a Segunda Oficina de Turbantes, no último dia 10. Vanessa recorda que o mês de outubro é dedicado ao câncer de mama mas, na verdade, também serve de alerta para o cuidado com a saúde de uma forma mais ampla. Ela aponta uma das frequentadoras da Oficina promovida pelo Funss, Ariane Caetano de Moraes, de 31 anos, como exemplo de determinação e empenho no resgate da valorização pessoal.

Ariane, de 31 anos, perdeu os cabelos em razão de usar medicações fortes para tratar a esclerose múltipla. O diagnóstico, em 2011, chegou com força na vida da enfermeira e desestabilizou toda a família. “Pensei que era o fim de tudo o que havia conquistado. Não via uma luz, uma direção. Sempre fui vaidosa e olhar o chão da casa repleto de cabelo me deixava ainda pior”, recorda.

Na mãe, Ângela, a jovem encontrou forças ressignificar o momento vivido. Pelas redes sociais, Ângela soube da Oficina de Turbantes e convidou a filha. “Ver um filho doente é muito dolorido para uma mãe e eu faço tudo por ela”, conta. “Gosto de me arrumar, de usar batom vermelho e os tecidos me reafirmaram como mulher. Meus cabelos já voltaram a crescer, mas o acessório, hoje, também faz parte de algumas produções”, diz agora Ariane, comentando o acontecimento.

LEIA TAMBÉM
Cinco cursos gratuitos abrirão inscrições

Francisca: lenço para embelezar e encorajar

A segunda turma da Oficina de Turbantes, oferecida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Centro Paula Souza e a empresa Truckvan, reuniu mulheres de todas as idades.

Francisca Peixoto, de 54 anos, também participou da oficina. Ela recebeu o diagnóstico de câncer em maio deste ano. “Começou pela mama, mas já espalhou para o pulmão, fígado, medula óssea e coluna cervical. Perdi meus cabelos castanhos, volumosos, longos e lisos, mas não o sorriso no rosto e a vontade de vencer”, afirmou. A dona de casa participou da oficina acompanhada da sobrinha e se divertiu com as novas amizades: “Este momento é muito importante porque me apresenta outras possibilidades. O lenço não é para mim, apenas. Ele vem, principalmente, para encorajar a minha filha adolescente de que é possível e que a minha cura será transformadora”.

Podem participar das oficinas pessoas em tratamento e público em geral com 18 anos ou mais. Novos encontros acontecerão também nos dias 18 e 25 de outubro, das 10 às 12 horas, na sede do Fundo Social. As inscrições devem ser feitas presencialmente ou pelos telefones (11) 4521-2929, 4521-2762 e 4521-6833.

F0nte: Prefeitura de Jundiaí 


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/10/16/saude-funss-apoia-outubro-rosa-com-segunda-oficina-de-turbantes/

Apoio