Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cidades: Departamento Animal está em obras para melhorar atendimento

Publicada em 17/10/2017 às 14:08

Na expectativa de qualificar o atendimento prestado diariamente pelo Departamento do Bem-Estar Animal (Debea), a Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPMA) iniciou, neste mês de outubro, obras de melhorias no espaço. Resultado de contrapartida do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) da construção do empreendimento da construtora GLB, as obras consistem na construção das paredes dos centros cirúrgicos, revisão dos telhados, renovação do sistema de drenagem, do sistema elétrico e hidráulico. O custo estimado é de R$ 200 mil.

Entre os investimentos está a construção das paredes dos centros cirúrgicos

De acordo com a diretora do Debea, Alessandra Benedetti, no início da gestão, o prédio foi encontrado em condições precárias. “Toda vez que chove ocorrem alagamentos, o que nos obriga, muitas vezes, a suspender o atendimento. Além disso, os procedimentos cirúrgicos, até aqui, eram realizados sem as devidas separações de ambientes”, explica. A estimativa da Prefeitura é concluir as obras até o final deste ano.

LEIA TAMBÉM:
Lazer: Parque da Cidade ficará aberto até 20 horas

Atendimento
Com a função de desenvolver ações que estimulem a guarda responsável dos animais domésticos, promovendo o seu bem-estar, o Debea realiza a castração de cerca de 10 animais por dia. O serviço é oferecido especificamente aos animais em situação emergencial ou de famílias de baixa renda. “Este número de atendimento diário poderia ser muito maior, se não tivéssemos tantas faltas. As pessoas marcam e não levam os animais para a castração”, disse.

“Este é um trabalho que visa o controle populacional dos animais abandonados. Não é o recolhimento dos animais de rua que resolve o problema. Esta medida chega a triplicar a taxa de abandono. O que resolve o problema é a conscientização das pessoas, a punição e a castração em massa”, defendeu a diretora.

Com essa perspectiva de trabalho, até 31 de julho, foram realizados quatro mutirões em bairros da cidade (Vila Alvorada, Jardim do Lago, Almerinda Chaves e Parque Centenário); totalizando 831 animais castrados. As castrações acontecem mediante solicitação via 156, todos os dias. Os procedimentos cirúrgicos são realizados, conforme agendamento, de terça a quinta-feira.

Outra ação desenvolvida pelo Debea é a microchipagem. A alternativa permite, entre outros benefícios, que o responsável consiga localizar o animal facilmente. O procedimento é oferecido somente após a castração. Atualmente, cerca de 10 mil animais possuem o chip.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/10/17/cidades-departamento-animal-esta-em-obras-para-melhorar-atendimento/

Apoio