Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Tecnologia: jovens da ACDC encerram Oficina de Produção Audiovisual

Publicada em 18/10/2017 às 17:23

Por Pedro Fávaro Jr.

Oito adolescentes da Associação Cristã em Defesa da Cidadania (ACDC) concluíram nesta quarta-feira (18) a Oficina TVTEC de Produção Audiovisual e Mídias Digitais. iniciada em agosto e receberam. A Rede TVTEC é a primeira escola municipal gratuita de tecnologias digitais e programação audiovisual do País, em convênio com o Centro “Paula Souza”. Entre os jovens, estava Caiuam Silva, de 16 anos.

LEIA TAMBÉM:
Inovação: Semana Municipal de Tecnologia será aberta nesta quinta (19)

A oficina deu oportunidade a oito jovens da ACDC

“Eu estou feliz por ter aprendido muitas coisas, pela dedicação do professor, mas triste porque gostaria de fazer mais”, informa. E acrescenta que a Oficina começou com 30 jovens, mas desde o começo foi se esvaziando em razão das atividades dos próprios inscritos. Caiuam tem dúvidas sobre o futuro, mas tem certeza que quer trabalhar em uma área ligada a mídia, que seja ligada à música ou telemarketing. “O curso me deu oportunidades, que poucos terão, adicionou coisas muito boas à minha vida e estou bastante animado”, comenta.

As oficinas fazem parte do projeto social da TVE com nova configuração, agora a Rede TVTEC

VEJA TODAS AS FOTOS DA FORMATURA

O presidente da entidade, João Valentim, explica que a evasão da Oficina era prevista. “Começamos o projeto com 30 pessoas e terminamos com oito. Já era previsão em razão do estudo deles, das mudanças das famílias”, diz o responsável pelos jovens. “Mas o resultado é fantástico. Eles foram acolhidos pela TVTEC e cresceram muito, amadureceram, tiveram um grande avanço não só numa área específica, de tecnologia digital, mas também na vida”, avalia Valentim.

Para a superintendente da Rede TVTEC e Fundação TVE, jornalista Mônica Gropelo,  o mais importante é lembrar que as oficinas fazem parte do projeto social da TVE com nova configuração, agora a Rede TVTEC. “O primeiro grupo foi da ACDC e agora vamos abrir a porta para os jovens mais vulneráveis”, informa Mônica. “Essa é uma das funções da tevê agora, dar protagonismo especialmente às pessoas, aos jovens em vulnerabilidade social. Na oficina, eles aprenderam noções de edição, gravação, postura de voz e inspira esses garotos e garotas a buscar uma profissão”, completa dizendo tratar-se de uma nova fase da tevê municipal, muito mais criativa, interativa e da comunidade.

Caiuam Silva, de 16 anos, saiu satisfeito da oficina

O projeto das Oficinas TVTEC com a ACDC contou com o apoio da Unidade de Gestão de Cultura. O gestor, Marcelo Peroni, acha que o trabalho feito em conjunto da TVTEC com a Cultura, com a Educação, junto com outras áreas, é fundamental. “Eu entendo a atividade cultural como ferramenta de transformação da sociedade. Poder aliar isso à novas tecnologias, oferecer isso para quem está nos bairros, é formação humana, a transformação via tecnologia, via arte. É um grande caminho”, pondera Peroni.

Responsável pela execução do projeto, foi Renato Janczur Klovrza que apresentou aos alunos as novidades a que tiveram acesso. “O tempo foi suficiente para aprenderem as noções de edição e os fundamentos de gravação, sonorização. Foi um período significativo de aprendizado sobre diferentes técnicas de produção. Estou muito grato e feliz por ter podido contribuir com o projeto e com essa moçada toda”.

 

Assista nosso vídeo sobre a formatura:


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/10/18/tecnologia-jovens-encerram-oficina-de-producao-audiovisual/

Apoio