Finados: cemitérios devem receber cerca de 20 mil visitantes no feriado
Para o Dia de Finados, nesta quinta-feira (2), deve ser registrado aumento no número de visitantes nos cemitérios da cidade. De acordo com a Fumas, responsável pela administração dos dois cemitérios públicos, a movimentação começou a aumentar no último final de semana e deve se estender até o próximo. Estima-se que, até domingo (5), cerca de 20 mil pessoas passem pelos cemitérios Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora do Montenegro.
“Em razão do feriado prolongado, quem vai viajar nesse dia faz opção por passar pelo local alguns dias antes ou depois da data”, avalia o diretor do Serviço Funerário Municipal, Silvio Ermani. “É comum que as pessoas venham alguns dias antes, inclusive, para fazer a limpeza e reparos nas sepulturas. Temos trabalhado bastante a divulgação da necessidade da conservação dos túmulos, lembrando os concessionários sobre a possibilidade da perda da concessão em caso de abandono do jazigo”, completou. A Fumas criou Comissão para avaliar as condições das sepulturas em abandono e em ruínas nos dois cemitérios municipais.
LEIA TAMBÉM
Fumas e Serviços Públicos garantem obras no Novo Horizonte
A Comissão, que iniciou os trabalhos de levantamento pelo Cemitério do Montenegro, identifica as sepulturas com avisos, para que as famílias possam tomar as devidas providências relacionadas à manutenção do jazigo. “Mantê-los em ordem é uma questão de saúde pública”, pontua o diretor.
Horários de missas
No cemitério do Desterro, as missas da capela serão celebradas somente no dia 2 de novembro, nos seguintes horários: 7h, 8h30, 10h e 16h. Já no espaço ecumênico do Cemitério do Montenegro, será celebrada uma missa no dia 1, às 16h, e outras duas no dia 2, às 7h, e às 16h. A Igreja Universal também fará dois cultos no Montenegro, às 11h e às 14h30, no dia 2.