Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Saúde: sábado (4) tem vacinação contra febre amarela na UBS Central

Publicada em 31/10/2017 às 17:42

Com o objetivo de não interromper o atendimento à população de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) abrirá a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, no sábado (4), para a vacinação contra febre amarela. A ação jundiaiense, que atinge mais de 87% da população imunizada, foi elogiada pelo Secretário de Saúde do Estado, David Uip. A cidade não registra casos suspeitos ou confirmados da doença em humanos.

Jundiaí imunizou 261.603 pessoas. Outras 100 mil já foram vacinadas em outras campanhas

De acordo com levantamento da Vigilância Epidemiológica (VE), desde o início do ano, Jundiaí imunizou 261.603 pessoas. A esse total, se estima que mais 100 mil pessoas tenham recebido a vacina em algum período anterior. Desta forma, mais de 87% da população jundiaiense, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 409 mil pessoas, esteja imunizada. “A meta é de no mínimo 95%. A vacinação é a única forma de prevenção da doença”, detalha a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente.

LEIA TAMBÉM
No Retiro, prefeito verifica atendimento da UBS e do PA

A vacinação será realizada na UBS Central (avenida Antonio Segre, 71 – Centro), das 9 às 16 horas. Crianças abaixo de 6 anos só podem ser imunizadas com a apresentação da carteira de vacinação. A dose é restrita a pessoas que sejam alérgicas a ovos, estejam em tratamento quimioterápico ou façam uso de determinados corticoides.

Elogio

A atuação de Jundiaí no combate à febre amarela foi motivo de elogio por parte do secretário de Saúde do Estado. O prefeito Luiz Fernando Machado transmitiu o recado para todos os servidores da UGPS, durante visita à UBS Retiro, nesta terça-feira (31).

“Recebi a ligação do secretário David Uip, parabenizando pela excelente ação de vacinação que estamos desenvolvendo na cidade. Os números são surpreendentes, e só foram possíveis com a colaboração e dedicação dos profissionais das UBS para o atendimento da população”, detalha.

Entre as medidas de contenção do vírus da febre amarela na cidade, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) adotou o fechamento do Parque Corrupira e a orientação do fechamento (restrição de acesso somente a pessoas vacinadas) para dois clubes privados da cidade onde foram registradas a localização de macacos mortos, um deles positivo para a doença, além de identificação dos mosquitos vetores de transmissão. Outras iniciativas foram: vacinação casa a casa, ampliação de horário de atendimento das UBSs além de abertura aos sábados.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/10/31/saude-sabado-4-tem-vacinacao-contra-febre-amarela-na-ubs-central/

Apoio