Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Urbanismo: audiência pública detalha Plano de Saneamento Básico

Publicada em 07/11/2017 às 15:34

 

Audiência Pública na DAE esclarece Plano Municipal de Saneamento Básico

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) foi apresentado em audiência pública, realizada na terça-feria (7), no auditório da DAE. O texto, disponível para visualização nos sites da Prefeitura de Jundiaí e da DAE, foi apresentado pelos gestores dos setores envolvidos de forma detalhada entre as diretrizes definidas: sistema de abastecimento de água, sistema de coleta e tratamento de esgotos, sistema de gerenciamento de resíduos sólidos e sistemas de manejo de projetos pluviais.

Promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e DAE, o PMSB define as diretrizes para a escolha das ações prioritárias que deverão estar previstas nos Planos Plurianuais e nos orçamentos anuais.

LEIA TAMBÉM
Serviços Públicos prepara ruas do centro para o Natal

“Jundiaí apresenta o PMSB, que contempla os Resíduos Sólidos, mas também, um projeto de lei específico para o assunto. Os planos são diretrizes para o horizonte de 20 anos. Os problemas são os mesmos, mas as soluções estão sob nova ótica. Por exemplo, para a contenção dos picos de vazão – em chuvas intensas – as soluções orientadas são as bacias de amortecimento, a redução na impermeabilização do solo para que a água fique no lençol freático”, detalhou o gestor de Planejamento e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.

O diretor de Limpeza Pública, Márcio Moraes, apresentou metas para ampliação da coleta seletiva e no trato do lixo. “Com plantas de tratamento mecânico de lixo doméstico e de áreas verdes será possível gerar produtos, como o biogás”, projetou. Para a implantação, a UGISP tem carta consulta junto ao governo federal para financiamento de R$ 17 milhões para as usinas de beneficiamento desses materiais.

Para o diretor de Operações da DAE, Valter Maia, o PMSB direciona os investimentos. “Existem áreas rurais que são objeto de ampliação da rede de esgoto, como os bairros do Traviu e Poste. Essa região deve receber investimento assim que as licitações forem realizadas”, adiantou.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/11/07/urbanismo-planos-de-saneamento-e-de-residuos-sao-detalhados-em-audiencia-publica/

Apoio