Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Economia: prefeito destaca aumento de orgânicos para merenda

Publicada em 08/11/2017 às 12:42

O aumento da produção permite que o Vale Verde atenda todas as escolas municipais

O prefeito Luiz Fernando Machado realizou uma visita técnica nesta quarta-feira (8) à horta do projeto Vale Verde, localizada na Etec Benedito Storani. O espaço, desde o início da administração, recebe investimentos para aumentar a produção de hortifrutigranjeiros orgânicos, que é destinada à merenda escolar do Sistema Municipal de Ensino. A área plantada, por exemplo, passou de 10 mil para 15 mil metros quadrados.

TEMPO INTEGRAL

Com o aumento da produção, atualmente, o Vale Verde atende todas as escolas municipais com produtos como alface, chicória, cheiro verde e couve, além das 31 creches e das 11 escolas de tempo integral com legumes como berinjela, abobrinha e pepino, cuja produção ainda é em escala menor. “Agora, vamos retomar a visitação das crianças ao espaço para que façam o plantio, a colheita e uma receita”, adiantou o prefeito.

O chefe do Executivo esteve companhado dos gestores de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, e da diretora da Etec Benedito Storani, Fabiana Lourençon.

LEIA TAMBÉM
De volta ao Saresp: 7,8 mil alunos fazem a prova nesta semana

“Estivemos aqui no início do mandato e é bom voltar e verificar que, com planejamento, envolvimento e comprometimento da equipe, foi possível aumentar a área de plantio para abastecer a rede com produtos produzidos na cidade e orgânicos, o que é benéfico para as nossas crianças”, ressaltou.

NOVIDADE À LENHA

De acordo com a gestora de Educação, será montada uma cozinha, inclusive com fogão a lenha, para o preparo das receitas in loco. “Vamos proporcionar essa vivência para que os alunos tomem gosto pela agricultura, sejam incentivadas a consumir alimentos mais saudáveis e entendam que todos podem ter uma horta. Teremos uma cozinha igual a das nossas avós. Quando as crianças vivenciam qualquer conteúdo, elas levam isso para a vida”, frisou Vasti.

O projeto Vale Verde existe desde 1997 e é reconhecido nacionalmente porque toda produção é isenta da utilização de agrotóxicos. A horta é certificada pela Organização Internacional de Agropecuária (OIA).

Vale Verde: desde o início do ano, a área plantada passou de 10 mil para 15 mil metros quadrados

 MAIS INVESTIMENTOS
Em paralelo aos investimentos no Vale Verde, a UGE, em parceria com a UGAAT, retomou o projeto horta escolar em 32 unidades escolares, com a perspectiva de expansão para todo o sistema e o envolvimento dos pais e da comunidade, incentivando a mudança de hábitos alimentares e efetivando a educação nutricional.

O Sistema Municipal de Ensino conta com 112 Emebs e mais de 31 mil alunos matriculados.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/11/08/economia-no-vale-verde-prefeito-destaca-aumento-de-organicos-para-merenda/

Apoio