Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cidades: IPEM-SP avalia balanças utilizadas em feiras livres em Jundiaí

Publicada em 13/11/2017 às 10:44

Fiscais do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do governo do Estado de São Paulo que tem como finalidade proteger o consumidor, avaliam no próximo dia 27 de novembro, as balanças utilizadas em feiras livres no município de Jundiaí.

Ação ocorre no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva

Os comerciantes devem procurar pelo serviço de verificação das balanças, para avaliação dos equipamentos, no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva, localizada à Avenida Jundiaí, s/nº. O atendimento será feito das 9h às 12h.

LEIA TAMBÉM:
Economia: Shoppings preveem aumento de 7% nas vendas de Natal

Os instrumentos encaminhados ao órgão passarão por testes de erros de medição, de acordo com a determinação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Também são examinadas características gerais, como legibilidade dos indicadores, estado geral de conservação, marcas de verificação e lacres.

Ao levar sua balança ao IPEM-SP, o feirante deve certificar-se de que o aparelho está devidamente limpo. Além disso, será preciso apresentar CPF ou CNPJ, comprovante de residência e comprovante de pagamento da taxa metrológica. Vale ressaltar que a Guia de Recolhimento da taxa será fornecida no momento da verificação dos instrumentos, devendo ser quitada antes da retirada dos instrumentos do local. O valor da taxa é aplicado de acordo com o tipo de instrumento.

A partir de junho, os fiscais do IPEM percorrerão as feiras livres dos municípios com o objetivo de verificar se as balanças utilizadas estão corretas. O intuito da ação é garantir que o consumidor pague pelo produto que efetivamente está adquirindo.

O feirante que estiver com balança irregular será autuado e tem até 10 dias para apresentar defesa ao IPEM-SP, que define multa de R$ 451 a R$ 25 mil, dobrando no caso de reincidência.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3272-9133 ou pessoalmente na Sede da Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP em Campinas, localizada à Avenida das Amoreiras, 163, no Parque Itália.

ORIENTAÇÃO

O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. É possível baixar o guia aqui.

Fonte: Assessoria de Imprensa do IPEM-SP


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/11/13/cidades-ipem-sp-avalia-balancas-utilizadas-em-feiras-livres-em-jundiai/

Apoio