Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cultura: estudantes dão plasticidade a poemas de Sônia Cintra

Publicada em 14/11/2017 às 14:59

Pedro Fávaro Jr.

Durante um ano, alunos do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio, na Escola Paulo Mendes Silva de Jundiaí, trabalharam em cima dos poemas da escritora Sônia Cintra, publicados no livro “Versátil”, num  projeto pioneiro, coordenados pela professora Ana Olinda Marquesin Nóbrega e supervisionados pela diretora Mariângela Milani, pelas coordenadoras de Ensino e as professoras de Artes. Resultado: na terça-feira 25 de novembro, a escola abre uma exposição com o resultado do trabalho – desenhos, aquarelas, telas e outros objetos de arte.

Na coletânea de Versátil, o objeto de trabalho de um ano, dos alunos do Paulo Mendes Silva

“Foi um ano de atividades, de trabalho duro”, conta Sônia. “A partir do contato e análise dos poemas do livro, os estudantes fizeram uma releitura pictórica”, explica. A autora do livro não viu o resultado ainda. Mas está ansiosa. “Mais do que ansiosa, estou curiosíssima”, corrige.

Segundo ela, trata-se de um trabalho pioneiro, de educação empreendedora, com a ajuda e apoio dos professores e dos pais também. “Os alunos inovam em sala de aula, no recreio, e a partir dessa inovação vão percebendo, sentindo e traçando caminhos para suas próprias vidas e isso é fantástico”, comenta Sônia.

Como escritora, ela garante que no mínimo fica um enorme sentimento de gratidão aos estudantes e professores todos e, depois, um sentimento de realização incontida. “Você pode ver que não consigo fechar a boca, não consigo parar de sorrir de tanta felicidade que isso me traz”, brinca a poetisa.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/11/14/cultura-estudantes-do-ensino-medio-dao-plasticidade-a-poemas/

Apoio