Solidariedade: Escola faz campanha para Kauan achar doador compatível
Por Pedro Fávaro Jr.
Kauan está para completar quatro anos. Foi matriculado no início do ano no Maternal da CEMEB Florestan Fernandes, de Várzea Paulista. Em junho, começou a queixar-se de dores nas pernas e manifestar dificuldades motoras em razão das dores. As pedagogas do lugar avisaram a mãe do menino e em junho ele teve diagnosticada leucemia, um caso que só o transplante de medula poderá resolver. A escola tentou uma campanha junto aos pais de alunos.
O menino está sendo acompanhado pelo Grendacc, em Jundiaí, onde iniciou sessões de quimioterapia, porém, não está respondendo satisfatoriamente ao tratamento, restando apenas a possibilidade de transplante de Medula Óssea. “Uma das maneiras de conseguir um doador, compatível para o transplante, é através da Unicamp, a partir do Redome – o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea”, explica a diretora da escola, Tânia Cristina de Godoy Gonçalves. Ela com a coordenadora da escola, Sílvia Regina Dezidério, conseguiram que a última campanha de doação deste ano, feita pelo Hemocentro de Campinas (Unicamp), fosse realizada em favor de Kauan, beneficiando também outras pessoas que enfrentam o mesmo problema.
Nesta quarta-feira (15), das 9 às 13 horas, uma equipe do Hemocentro de Campinas/Unicamp, auxiliada por 19 voluntários conseguidos pela escola, estará coletando material de doadores e doadoras voluntárias, que posteriormente será levado à análise. “O prazo é em média de 30 dias e a gente tem muita esperança que seja encontrado o doador compatível e que Kauan sai dessa vitorioso com sua família”, enfatiza Tânia.
Para ser doador, basta ter entre 18 e 55 anos, estar em boas condições de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante ou ter doença neoplásica – câncer –, hematológica, ou do sistema imunológico). Não é necessário fazer jejum para a coleta de sangue e o cadastro é simples: apresentar um documento de identidade com foto e preencher um breve formulário. Para completar o cadastro, a pessoa doa 8 ml de sangue. A CEMEB Florestan Fernandes fica à Rua Deolinda Carezatto Sutti, 190, Cidade Nova II, em Várzea Paulista. O telefone é (11) 4595- 4110.