Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Solidariedade: Escola faz campanha para Kauan achar doador compatível

Publicada em 14/11/2017 às 12:13

Por Pedro Fávaro Jr.

Kauan está para completar quatro anos. Foi matriculado no início do ano no Maternal da CEMEB Florestan Fernandes, de Várzea Paulista. Em junho, começou a queixar-se de dores nas pernas e manifestar dificuldades motoras em razão das dores. As pedagogas do lugar avisaram a mãe do menino e em junho ele teve diagnosticada leucemia, um caso que só o transplante de medula poderá resolver. A escola tentou uma campanha junto aos pais de alunos.

Unicamp busca doador compatível para que Kauan vença a leucemia

O menino está sendo acompanhado pelo Grendacc, em Jundiaí, onde iniciou sessões de quimioterapia, porém, não está respondendo satisfatoriamente ao tratamento, restando apenas a possibilidade de transplante de Medula Óssea. “Uma das maneiras de conseguir um doador, compatível para o transplante, é através da Unicamp, a partir do Redome – o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea”, explica a diretora da escola, Tânia Cristina de Godoy Gonçalves. Ela com a coordenadora da escola, Sílvia Regina Dezidério, conseguiram que a última campanha de doação deste ano, feita pelo Hemocentro de Campinas (Unicamp), fosse realizada em favor de Kauan, beneficiando também outras pessoas que enfrentam o mesmo problema.

Nesta quarta-feira (15), das 9 às 13 horas, uma equipe do Hemocentro de Campinas/Unicamp, auxiliada por 19 voluntários conseguidos pela escola, estará coletando material de doadores e doadoras voluntárias, que posteriormente será levado à análise. “O prazo é em média de 30 dias e a gente tem muita esperança que seja encontrado o doador compatível e que Kauan sai dessa vitorioso com sua família”, enfatiza Tânia.

Para ser doador, basta ter entre 18 e 55 anos, estar em boas condições de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante ou ter doença neoplásica – câncer –, hematológica, ou do sistema imunológico). Não é necessário fazer jejum para a coleta de sangue e o cadastro é simples: apresentar um documento de identidade com foto e preencher um breve formulário. Para completar o cadastro, a pessoa doa 8 ml de sangue. A CEMEB Florestan Fernandes fica à Rua Deolinda Carezatto Sutti, 190, Cidade Nova II, em Várzea Paulista. O telefone é (11) 4595- 4110.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/11/14/solidariedade-escola-faz-campanha-para-kauan-achar-doador-compativel/

Apoio