Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cidades: Jundiaí em campanha pelo combate à violência contra a mulher

Publicada em 18/11/2017 às 09:59

A Prefeitura de Jundiaí aderiu à campanha internacional do Centro de Liderança Global pelo combate à violência contra a mulher. Com uma programação diversificada, os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” chegam à primeira vez na cidade, simultaneamente a ações espalhadas pelo mundo todo.

Campanha internacional começa antecipadamente no Brasil, em ocasião do dia da Consciência Negra

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Para o gestor da Unidade da Casa Civil (UGCC), Gustavo Maryssael, a proposta envolve mobilização, ativismo e conscientização. “Esta importante iniciativa do Poder Público visa fomentar na sociedade as melhores práticas de cooperação, integração e desenvolvimento de ações que buscam o bem-estar da coletividade. A programação preparada pela Prefeitura se insere dentro de uma mobilização mundial, que chega a mais de 160 países”.

LEIA TAMBÉM:
Economia: empresário estuda investimentos no Município

Já para a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Ariane Goim Rios, a programação mundial da campanha vai de 25 de novembro a 10 de dezembro, mas no Brasil, em vista da interface racial do assunto, a mesma é antecipada. “No Brasil, uma a cada três mulheres declara já ter recebido algum tipo de violência, não somente física. Queremos dar visibilidade para o assunto, a fim de enfrentá-lo.”

Os eventos começam nesta segunda-feira (20), com a Marcha da Consciência Negra, com concentração em frente à Câmara Municipal a partir das 9h30 e o lançamento Oficial da “Ação pela Tolerância”, um projeto de redações sobre tolerância. As redações podem ser enviadas no link.

A programação prossegue na segunda-feira (27), com a Palestra “Sobre violências contra as mulheres, interseccionismo e empoderamento”, com Mafoane Odara, do Instituto Avon. O encontro, das 9h às 12h, será na Sala Jundiaí do Complexo Fepasa. Já na terça-feira (28), a partir das 15h, a Sala Jundiaí recebe a palestra “Boas Práticas que as cidades podem adotar no enfrentamento à violência contra as mulheres e meninas”, com Adriana Carvalho, da ONU Mulheres. Ambos os eventos são abertos ao público.

Nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, das 13h às 17h, o Fundo Social de Solidariedade recebe a oficina de trabalho para construção de Política Pública sobre violência contra a mulher, para servidores públicos indicados pelos setores técnicosda Prefeitura. Para a Assessora de Políticas para as Mulheres da UGCC, Penha Maria Camunhas, esta é uma das ações centrais, pois envolve várias Unidades de Gestão. “Queremos montar uma agenda de política pública, embasada no debate intersetorial”, disse.

No dia 1 de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, a cidade participa com a 5ª edição do Solidariedade em Movimento: Jundiaí na Luta contra AIDS, com programação diversificada desenvolvida pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Unidade de Promoção da Saúde na região central da cidade.

A palestra sobre Direitos Humanos, com Gustavo Ungaro, referência no assunto, será no dia 8 de dezembro, junto com o encerramento da “Ação pela Tolerância”, na Câmara Municipal. No dia 9, a programação se encerra em Ação conjunta pelos Direitos Humanos, com o concerto da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ), no Teatro Polytheama.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/11/18/cidades-jundiai-em-campanha-pelo-combate-a-violencia-contra-a-mulher/

Apoio