Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí, 362 Anos: Cia. Cisne Negro dança Quebra Nozes na praça

Publicada em 01/12/2017 às 21:08

Pedro Fávaro Jr.

Parte importante da celebração dos 362 anos de Jundiaí, será a apresentação do balé Quebra Nozes, pela Companhia de Dança Cisne Negro de São Paulo, neste sábado, a partir das 15 horas, na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz).

A Cisne Negro apresenta o Quebra Nozes neste sábado (2), na Praça a Matriz

O Quebra Nozes é um dos três balés que Tchaikovsky compôs. Foi estreado em 18 de dezembro de 1892 no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, então a capital da Rússia imperial. Baseia-se na versão criada por Alexandre Dumas para um conto infantil de E. T. A. Hoffmann, intitulado O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos. Devido à sua temática, é tradicionalmente encenado na época de Natal.

A Companhia Cisne Negro de Danças, de São Paulo, mantém a obra em cartaz faz 35 anos sem interrupções. “É um feito num país onde a arte caminha com grandes dificuldades. Melhor que isso é o fato de a cada ano publico aumentar, pois o encanto desta obra e enorme”, avalia Dany Bittencourt, bailarina e diretora artística do grupo. “Para conhecer a versão completa estaremos em cartaz em SP no teatro Alfa de 09 a 20 de dezembro”, informa. Dany conversou com a TVTEC. Veja baixo a íntegra da entrevista.

Qual é o desafio de uma apresentação desse porte, dessa categoria, mesmo para um corpo de dança respeitado e com 40 anos de experiência como o Cisne Negro?

Dany Bittencourt – A Companhia sempre priorizou levar a dança a todos os lugares com mais ou menos recursos. Sempre tentamos apresentar o melhor ao publico, razão pela qual resolveu fazer uma versão mais curta do espetáculo Quebra Nozes para conseguir circular, para dar acesso para mais gente ao espetáculo que é lindo. A Companhia tem se apresentado com o espetáculo em hospitais, praças e locais de fácil acesso a todos. O maior desafio é não perder a qualidade nas mais situações diversas.

Levar o Quebra Nozes, em tempo de Natal, numa praça, aproxima mais o público ao mundo dessa arte que pessoalmente eu julgo fantástica que é a arte de dançar?

Dany Bittencourt – Claro estão TODOS, público e bailarinos imersos nesta época de FESTAS!!! Num clima sensível e de comemorações por mais um ano vivido, por mais um ano que se finda! A obra Quebra Nozes esta dentro dessa atmosfera de grande festa, que nos leva a sonhar e transformar sonhos em momentos de alegria e magia.

Como  diretora do espetáculo, qual sua visão dessa espécie de adaptação, se é que se pode chamar assim?
Dany Bittencourt – Sim é uma versão reduzida que faz o público querer ir ao teatro psra conhecer a obra completa. Conhecer mais sobre ela… Saber mais

Vocês dançam sempre o Quebra Nozes ao ar livre ou é uma experiência nova?
Dany Bittencourt – Sim, dançamos sempre como já disse…em hospitais, clubes, praças ao ar livre! Onde quer que seja requisitada a Companhia. Estamos mantendo a obra em cartaz faz 35 anos sem interrupções. É um feito num país onde a arte caminha com grandes dificuldades. Melhor que isso é o fato de a cada ano publico aumentar, pois o encanto desta obra e enorme. Para conhecer a versão completa estaremos em cartaz em SP no teatro Alfa de 09 a 20 de dezembro.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/12/01/jundiai-362-anos-cia-cisne-negro-danca-quebra-nozes-na-praca/

Apoio