Canil da GMJ conquista a maior certificação no Brasil e América do Sul
O final de semana foi histórico para a Especializada Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ). Ozzy, o pastor belga Malinois, alcançou o grau máximo, nível 3, na modalidade mantrailing para esta raça especificamente, durante avaliação realizada na cidade de Itatiba. Com isso, o cão da GMJ se consagra como o único da raça que atingiu esse patamar, passando, assim, a ser referência na América do Sul.
Foi o 8º módulo do Curso de Busca e Salvamento de Pessoas – prática que utiliza para a operação o odor específico das mesmas para a sua localização e identificação. Durante todo o ano, a equipe da Especializada participou do conteúdo programático que totalizou 106 aulas teóricas e práticas.
A especialização foi promovida pelo Grupo de Busca e Resgate Sul Paulista (GBR), com instrução credenciada pela Confederação Brasileira de Cinofilia – CBKC para a certificação de cães de trabalho.
“Com o apoio do comando da Guarda Municipal de Jundiaí e a Unidade de Gestão de Segurança Municipal, neste ano estamos investindo com seriedade e determinação em novas técnicas para prestar mais um serviço à comunidade contra a violência e criminalidade. A certificação desse cão no grau máximo é um sonho realizado após alguns anos, graças ao apoio que oferecido para melhor desempenho dos trabalhos”, ressaltou o inspetor Alceu Marestoni, chefe da Especializada.