Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí, 362 anos: prefeito e vereadores visitam TVTEC

Publicada em 06/12/2017 às 12:21

Pedro Fávaro Jr.

O prefeito Luiz Fernando Machado e 12 vereadores de Jundiaí, capitaneados por Gustavo Martinelli, presidente da Câmara, visitaram nesta quarta-feira (6) as instalações da Rede TVTEC – a primeira escola pública municipal gratuita em tecnologias digitais e produção visual, em convênio com o Centro Paula Souza.  A visita, dentro da programação dos 362 anos de Jundiaí, prestigiaram mais quatro turmas de alunos que encerraram os cursos de Mídias Sociais, Assistente de Produção Audiovisual e Edição de Vídeos – 64 pessoas certificadas.

VEJA AQUI TODAS AS FOTOS DO EVENTO

Alunos mostram orgulhosos o certificado de conclusão do curso na TVTEC

Os vereadores foram também ouvir a superintendente da Fundação Televisão Educativa de Jundiaí (FTVE) e da Rede TVTEC, jornalista Mônica Gropelo, e o gestor da Unidade de Inovação e Relação com o Cidadão, Thiago Maia. De depois, parte da comitiva participou também da formatura. Tiago deu a boa-vinda aos legisladores e destacou a importância dessa sinergia, num momento que antecede o trabalho associado

Mônica falou aos vereadores sobre a transformação pela qual passa a instituição, que de uma emissora analógica, nascida em 1996, como educativa, em um modelo de comunicação já superado – emissor, mensagem, receptor – virou uma rede de comunicação, focada na capacitação de pessoas, na distribuição de informações e serviços de utilidade pública e que avançou para um modelo interativo, com presença marcante na web e redes sociais, com um alcance recorde até agora até 700 mil pessoas.

“Tal alcance só se tornou possível por termos definido com clareza qual é nossa missão, que identidade a tevê precisava ter para alcançar as pessoas deste século 21, com qual perfil”, explicou. “Importante também lembrar que como parte da missão, decidimos devolver o protagonismo aos cidadãos: a voz da TVTEC tem que ser a voz das pessoas, especialmente das mais vulneráveis”, acrescentou.

A jornalista também falou aos vereadores – dentro da programação dos 362 anos de aniversário de Jundiaí -, de como deve funcionar o convênio entre TVTEC e a TV Câmara, a partir da segunda quinzena de janeiro de 2018 e foram debatidos abertamente temas como as questões de impessoalidade e institucionalidade nos trabalhos. “Para nós e para os vereadores está clara a missão de oferecer à população  um serviço dentro da lei, que seja de utilidade pública”, afirmou.

CIDADE DO FUTURO

O prefeito Luiz Fernando, antes de seguir para a formatura, falou entusiasmado dos caminhos de transformação seguidos pela TVTEC. Ressaltou a importância da capacitação, num tempo de mudança de perfis das profissões. Animado, lembrou ter sido entrevistado por jovens da Associação Cristã em Defesa da Cidadania (ACDC) certificados em Produção Audiovisual e Mídias Digitais.

“Se quisermos pensar na Cidade do Futuro, temos que pensar em Wi-Fi, em fibra óptica, em tecnologia para dar acesso às informações, à formação e a serviços para todos os cidadãos”, ponderou aos vereadores e técnicos reunidos. E adiantou que já está em estudos, em parcerias público privadas, a implantação do Wi-Fi e algumas áreas de Jundiaí.

“Há 40 anos, alguém pensou em dotar a cidade de uma infra-estrutura capaz de atendê-la no futuro, nos setores de saneamento e abastecimento de água. Isso não dá dividendo políticos. Pensar em Wi-Fi, hoje, em fibra ótica, em tecnologia, em como será a vida daqui a 40 anos, também pode não dar voto. Mas é parte do legado que precisamos construir, deixar – porque sem isso não haverá cidade do futuro”, disse.

 TV CÂMARA

Os vereadores foram esclarecidos sobre as novas características das transmissões da TV Câmara a partir de janeiro. Deram também inúmeras sugestões de como a televisão legislativa pode ser mais divulgada para que as pessoas se familiarizem com as sessões e os trabalhos desenvolvidos na Casa de Leis do município.

“Será um avanço muito grande, positivo” – avaliou o presidente Gustavo Martinelli. “Será bom para a cidade e bom para os vereadores. Será necessário encontrar uma linguagem capaz de mostrar a importância da Câmara, dentro dos parâmetros legais. Vai aumentar a visibilidade daquilo que é feito e, portanto, deve criar uma cobrança maior também, que exigirá mais do melhor de todos”, ponderou.

 


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/12/06/jundiai-362-anos-prefeito-e-vereadores-visitam-tvtec-em-dia-de-formatura/

Apoio