Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Primeira biamputada a desfilar em escola de samba em SP é de Jundiaí

Publicada em 02/01/2018 às 19:50

Moradora de Jundiaí, Adriele Silva será a primeira mulher biamputada a desfilar em uma escola de samba em São Paulo – ela vai desfilar pela Vai-Vai cujo enredo deste ano será “SAMBAR COM FÉ EU VOU!” Em outubro de 2012, Adriele foi internada com cólica de rim, a partir de um cálculo que gerou mais tarde uma infecção urinária. E em razão de uma negligência hospitalar, a infecção transformou-se numa septicemia.Foram 64 dias de internação, 43 dentro da UTI e 20 em coma induzido.

Houve complicações, como insuficiência hepática, renal, cárdica, respiratória e algumas sequelas, umas delas pela falta de oxigenação no corpo fazendo com que as extremidades do corpo ficassem sem circulação de sangue, o que levou à necrose dos pés as consequentes amputações.

“Sai do hospital em janeiro de 2013, muito debilitada, a partir daí, sabia que minha vida seria totalmente diferente, iniciei minhas terapias e logo procurei os esportes como uma forma de reabilitação, pois sabia que o quanto mais eu trabalhasse meu corpo, mais rápido ele iria voltar ao normal, entrei para natação e atletismo ainda na cadeira de rodas, apenas 5 meses depois coloquei as próteses. Após a protetização minha qualidade de vida foi melhorando cada vez mais e eu também me envolvendo cada vez mais com o esporte”, conta Adriele que virou atleta, participou de diversas provas no atletismo, como natação, corridas de rua, travessias aquáticas. “Voltei a fazer praticamente tudo que sempre fiz, voltei a pedalar e também a andar de patins”, lembra animada.

Adriele no ensaio da Vai-Vai: primeira biamputada a desfilar no carnaval paulistano

Para completar contando uma de suas maiores façanhas: “Quando dei por mim estava praticando o triathlon, um esporte que se uni três modalidades, natação, ciclismo e corrida. Desde 2015 estou no triathlon, em maio de 2017, fui a primeira mulher do mundo a participar de uma prova de IronMan, a maior prova de triathlon do mundo, são 3.800km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida”.

O IronMan era um grande sonho para Adriele como atleta. Realizado, restou um outro sonho de mulher e amputada que era poder utilizar pés de salto alto, já que as próteses convencionais não eram próprias para o uso de salto.”Em outubro de 2017 adquiri os pés de salto alto, o que foi muito bom para minha autoestima. Foi aí que recebi um convite para estrear meus pés na Vai Vai, escola de samba muito querida por mim. Desde pequena sempre admirei muito os desfiles sempre me imaginando um dia desfilar.”

Agora, Adriele duplicará a façanha: assim como no IronMan, será a primeira mulher biamputada a desfilar em uma escola de samba em São Paulo. “Vou entrar para a história da Vai Vai e do Carnaval com muito orgulho em representá-la, porque de verdade Sambar Com Fé Eu Vou!!!”, diz lembrando o enredo da escola.


Leia mais DestaqueNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/01/02/primeira-mulher-biamputada-desfilanavaivai/

Apoio