Cidades: São Vicente cumpre nova regulamentação sobre transplantes
A Comissão Intra Hospitalar de Transplantes (CIHT) do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo implantou, recentemente, alterações para acompanharas determinações do Decreto Nº 9.175/2017. Houve diversas mudanças nos procedimentos relacionados ao processo para doação e transplante de órgãos.
“As alterações foram significativas e impactantes. As mudanças foram aplicadas no teste clínico, no horário do inicio do protocolo, na ordem para iniciar o protocolo de morte encefálica, no intervalo do exame clínico e na gasometria de apneia, além da implantação de um novo termo de declaração de morte encefálica, oficializado no diário oficial do dia 15 de dezembro de 2017”, explica a enfermeira, Thaís Fernanda da Rocha Santos.
O novo decreto ainda buscou atender a determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM). Por isso, com a medida, um médico especializado vai compor as equipes de transplante para diagnosticar a morte cerebral. Segundo o documento, esse quadro é definido por um neurologista. A Morte Encefálica (ME) é estabelecida pela perda definitiva e irreversível das funções do encéfalo por causa conhecida, comprovada e capaz de provocar o quadro clínico