Tecnologia: Presidente da Câmara vê parceria de TVs como inovação
O presidente da Câmara, Gustavo Martinelli, deu entrevista nesta segunda-feira (15) para o Alô, Jundiaí!, da Rádio TEC, a rádio web da Rede TVTEC, primeira escola municipal gratuita do País em tecnologias digitais e produção audiovisual, em convênio com o Centro Paula Souza. Martinelli falou sobre a história parceria entre a TV Câmara e a TVTEC, que entra no ar às 18 horas desta segunda-feira, com o Jornal TVTEC.
“É uma parceria histórica de fato, um trabalho iniciado há anos que passou por vários presidentes da Câmara, inclusive pelo atual prefeito, Luiz Fernando Machado. O resultado, a parceria que começa agora, mostra como dois poderes independentes podem trabalhar em harmonia, num projeto muito importante para os cidadãos”, ponderou. Para o presidente da Câmara, os munícipes têm muito a ganhar. “É um novo serviço ao cidadão. É uma relação que inova em serviços ao cidadão. O cidadão vai poder acompanhar diretamente o que é o trabalho do vereador. O cidadão, eleitor, vai poder acompanhar o eleito, e isso traz mais transparência”
O vereador se manifestou também no Facebook, na Live do programa que foi transmitido ao vivo, reiterando sua posição. Ali ele escreveu: “A TV de Jundiaí para Todos! O objetivo será compartilhar conteúdo televisivo e ampliar as matérias locais que atendam o interesse da população de Jundiaí. Assim todos os munícipes poderão assistir a toda programação pelo canal 60.2 UHF em sinal aberto, bem como pelo canal 4 e 24 da NET permitindo o acompanhamento das sessões da Câmara Municipal e audiências públicas. Medida que aproximará o cidadão de seu representante e de ações que tramitam no poder legislativo.”
A diretora do Legislativo, Luciana Rivelli, participou do mesmo programa. Ela também é secretária-geral da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas. “Estamos construindo a relação entre as nossas equipes, entre as equipes da duas televisões. Há um alinhamento entre as equipes que tende a se ampliar e consolidar. A TVTEC virá com a plástica de tevê e a TV Câmara com o canal aberto, e a população vai ganhar”, avalia.
DENTRO DA LEI
A superintendente da Rede TVTEC-Fundação TVE, jornalista Mônica Gropelo, também entrevistada junto com Martinelli e Luciana, recordou que o assunto foi da parceria vem sendo discutido há muitos anos. “Agora veio se consolidar com o presidente Gustavo Martinelli, num convênio construído durante meses, com o procurador da Câmara, Fábio Nadal e com a Luciana Rivelli. Estamos trabalhando juntos”, disse.
Mônica informou que o sinal UHF, que vem da TV Legislativa para a Câmara de Jundiaí, alcança 80% da população da cidade na tevê aberta. Isso, numa estatística bastante conservadora, segundo a jornalista. A discussão maior tem a ver com a produção do conteúdo, na opinião de Mônica.
“Não é possível passar um conteúdo apenas Legislativo numa televisão. O desafio dessas tevês, a grande discussão é sobre como uma Câmara pode contratar uma produtora que dê uma plástica à sua programação. Em Jundiaí temos duas estruturas. Uma fundação, tevê pública, que há 21 anos faz produção audiovisual. E na Câmara uma equipe enxuta, que não é uma produtora de tevê”, ilustrou a superintendente.
O fato de haver as duas estruturas no município facilitou encontrar um caminho novo.”É uma via que permite manter o cuidado exigido com o dinheiro público. Por essa razão saiu o convênio entre dois entes públicos, sem fins lucrativos. Aqui nós estamos reinventando a TV pública. Encontramos um caminho aqui, por meio de um convênio muito estudado, muito bem costurado, com zelo, capricho e no rigor da lei de responsabilidade”, disse, ressaltando o trabalho do Poder Legislativo mais uma vez.
Mônica recordou que não haverá nem partidarismo, propaganda política nas transmissões a partir da parceria. “Vamos prestar serviços, ajudar os cidadãos, ser de utilidade pública. Os cidadãos cobram noticiário de Jundiaí. E vão ter. É preciso lembrar que em 21 anos muita gente trabalho – superintendentes, diretores, funcionários – essa etapa contempla o trabalho de toda essa gente que precisa ser lembrada e o avanço é mérito, também, da TV Câmara”, destacou.