Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Tecnologia: Presidente da Câmara vê parceria de TVs como inovação

Publicada em 15/01/2018 às 12:46

O presidente da Câmara, Gustavo Martinelli, deu entrevista nesta segunda-feira (15) para o Alô, Jundiaí!, da Rádio TEC, a rádio web da Rede TVTEC, primeira escola municipal gratuita do País em tecnologias digitais e produção audiovisual, em convênio com o Centro Paula Souza. Martinelli falou sobre a história parceria entre a TV Câmara e a TVTEC, que entra no ar às 18 horas desta segunda-feira, com o Jornal TVTEC.

Gustavo Martinelli: parceria demonstra cooperação entre poderes públicos independentes com vantagem para os cidadãos

“É uma parceria histórica de fato, um trabalho iniciado há anos que passou por vários presidentes da Câmara, inclusive pelo atual prefeito, Luiz Fernando Machado. O resultado, a parceria que começa agora, mostra como dois poderes independentes podem trabalhar em harmonia, num projeto muito importante para os cidadãos”, ponderou. Para o presidente da Câmara, os munícipes têm muito a ganhar. “É um novo serviço ao cidadão.  É uma relação que inova em serviços ao cidadão. O cidadão vai poder acompanhar diretamente o que é o trabalho do vereador. O cidadão, eleitor, vai poder acompanhar o eleito, e isso traz mais transparência”

O vereador se manifestou também no Facebook, na Live do programa que foi transmitido ao vivo, reiterando sua posição. Ali ele escreveu: “A TV de Jundiaí para Todos! O objetivo será compartilhar conteúdo televisivo e ampliar as matérias locais que atendam o interesse da população de Jundiaí. Assim todos os munícipes poderão assistir a toda programação pelo canal 60.2 UHF em sinal aberto, bem como pelo canal 4 e 24 da NET permitindo o acompanhamento das sessões da Câmara Municipal e audiências públicas. Medida que aproximará o cidadão de seu representante e de ações que tramitam no poder legislativo.”

A diretora do Legislativo, Luciana Rivelli, participou do mesmo programa. Ela também é secretária-geral da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas. “Estamos construindo a relação entre as nossas equipes, entre as equipes da duas televisões. Há um alinhamento entre as equipes que tende a se ampliar e consolidar. A TVTEC virá com a plástica de tevê e a TV Câmara com o canal aberto, e a população vai ganhar”, avalia.

DENTRO DA LEI

A superintendente da Rede TVTEC-Fundação TVE, jornalista Mônica Gropelo, também entrevistada junto com Martinelli e Luciana, recordou que o assunto  foi da parceria vem sendo discutido há muitos anos. “Agora veio se consolidar com o presidente Gustavo Martinelli, num convênio construído durante meses, com o procurador da Câmara, Fábio Nadal e com a Luciana Rivelli. Estamos trabalhando juntos”, disse.

Mônica, TVTEC e Luciana, TV Câmara: entrevista falando da parceria inédita e das vantagens aos cidadãos

Mônica informou que o sinal UHF, que vem da TV Legislativa para a Câmara de Jundiaí, alcança 80% da população da cidade na tevê aberta. Isso, numa estatística bastante conservadora, segundo a jornalista. A discussão maior tem a ver com a produção do conteúdo, na opinião de Mônica.

“Não é possível passar um conteúdo apenas Legislativo numa televisão. O desafio dessas tevês, a grande discussão é sobre como uma Câmara pode contratar uma produtora que dê uma plástica à sua programação. Em Jundiaí temos duas estruturas. Uma fundação, tevê pública, que há 21 anos faz produção audiovisual. E na Câmara uma equipe enxuta, que não é uma produtora de tevê”, ilustrou a superintendente.

O fato de haver as duas estruturas no município facilitou encontrar um caminho novo.”É uma via que permite manter o cuidado exigido com o dinheiro público. Por essa razão saiu o convênio entre dois entes públicos, sem fins lucrativos. Aqui nós estamos reinventando a TV pública. Encontramos um caminho aqui, por meio de um convênio muito estudado, muito bem costurado, com zelo, capricho e no rigor da lei de responsabilidade”, disse, ressaltando o trabalho do Poder Legislativo mais uma vez.

Mônica recordou que não haverá nem partidarismo, propaganda política nas transmissões a partir da parceria. “Vamos prestar serviços, ajudar os cidadãos, ser de utilidade pública. Os cidadãos cobram noticiário de Jundiaí. E vão ter.  É preciso lembrar que em 21 anos muita gente trabalho – superintendentes, diretores, funcionários – essa etapa contempla o trabalho de toda essa gente que precisa ser lembrada e o avanço é mérito, também, da TV Câmara”, destacou.

 


Leia mais DestaqueNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/01/15/tecnologia-presidente-da-camara-aponta-parceria-entre-teves-como-inovacao/

Apoio