Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Ciência: exercício físico reduz medo de quedas em idosos

Publicada em 19/01/2018 às 13:53

O exercício físico reduz o medo das quedas em idosos, reforça o estudo realizado na  Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP. Com o avanço da idade a capacidade funcional do idoso fica comprometida e afeta a marcha, a coordenação e o equilíbrio das pessoas, com aumento do risco de quedas e do medo de cair. Por outro lado, idoso

O estudo foi realizado em mulheres com idade entre 60 e 75 anos

ativo tem mais força, vitalidade, bom humor, capacidade funcional, autonomia e qualidade de vida.

A educadora física Roberta Abdala analisou um grupo de 35 mulheres, com idade entre 60 e 75 anos. Esse grupo foi dividido em dois segmentos: o das sedentárias, que não praticaram exercícios físicos no último ano; e o das ativas, que praticaram exercício físico, duas vezes por semana e fizeram exercícios gerais em formato de circuito. Algumas idosas ativas faziam também outros tipos de atividades, como hidroginástica e caminhada.

Foram analisados os parâmetros da marcha (caminhada) de cada idosa, como velocidade, cadência, comprimento do passo, tempo em duplo suporte (tempo gasto pela pessoa para dar o novo passo), e número de passos, todos coletados por meio de um tapete de cinco metros com sensores de pressão.

As idosas caminharam sobre o tapete em duas condições experimentais: velocidade preferida e maior velocidade possível. Foram realizadas três tentativas em cada condição de forma aleatória, totalizando seis tentativas. As voluntárias também responderam a dois questionários, um para avaliar a aptidão física, e outro para avaliar a ocorrência e consequências das quedas.

 

(Fonte: Jornal da USP)

 

 


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/01/19/ciencia-exercicio-fisico-reduz-medo-de-quedas-em-idosos/

Apoio